Nissan Z Proto adianta próximo esportivo compacto de origem japonesa
A Nissan já havia confirmado que, em breve, um novo cupê compacto da linhagem Z chegaria ao mercado. Agora, a marca adianta algumas soluções do modelo com o Z Proto, um protótipo com muitos dos elementos que o esportivo de produção terá. A variação definitiva é aguardada para o segundo semestre de 2021, recebendo, provavelmente, o batismo 400Z.
Visualmente, o Z Proto traz elementos de praticamente todas as gerações dos esportivos da família Z. Na dianteira, os faróis ovais remetem ao 240ZG, a leitura japonesa da primeira linhagem oferecida com bolhas de acrílico nos conjuntos ópticos, enquanto a grade retangular faz menção ao 240Z de 1969 e também ao 350Z, de 2002. As laterais têm um quê do atual 370Z, apresentado em 2009, enquanto a traseira com lanternas horizontais em duas barras e uma faixa preta envolvente lembra o 300ZX, oficializado em 1989.
Apesar de ser um protótipo, o Z Proto tem interior praticamente pronto para produção. O painel tem formas e materiais sem muito invencionismo, mas com soluções interessantes, como os difusores laterais nas portas, junto às maçanetas. Alinhado às criações do nosso tempo, o cupê conta com quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e um grande visor para a central multimídia. O volante com miolo redondo reforça a esportividade, enquanto os detalhes em amarelo ajudam a quebrar a escuridão do acabamento predominantemente preto.
Os maiores destaques para os entusiastas, porém, estão relacionados à mecânica. A começar pelo motor: a Nissan confirma que o Z Proto é equipado com um 3.0 V6 biturbo a gasolina. Especula-se que seja o mesmo utilizado pelo Infiniti Q60 Red Sport, que entrega 400 cv e 48,3 kgfm. Os números, se confirmados, representariam um bom salto sobre os 337 cv e 37,3 kgfm do 3.7 V6 que equipa o 370Z. Aliás, o modelo seria chamado 400Z justamente pela potência entregue, deixando de lado a tradição de batizá-los por deslocamento, mas dando uma sensação de “continuidade crescente” entre as gerações (240Z, 300ZX, 350Z e 370Z foram as anteriores).
Além do V6, a Nissan causa expectativa nos fãs ao confirmar que o motor entregará a energia somente às rodas traseiras, mediante um câmbio manual de seis marchas. Em um mar de transmissões automáticas, o Z Proto se torna uma gota de purismo. E ele entrega isso em uma receita ainda compacta: o conceito mede 4,382 metros de comprimento, 1,849 m de largura e 1,311 m de altura, sendo ligeiramente maior que o 370Z. O esportivo atual conta com respectivos 4,237 m, 1,844 m e 1,316 m.
No momento, a versão definitiva do Z Proto é aguardada em América do Norte, Austrália e Ásia. No Brasil, a vinda ainda é incerta, embora ele possa servir de vitrine para a gama da Nissan. Na Europa, sua comercialização é improvável, haja vista as leis de emissões cada vez mais restritivas e o foco dos governos de lá em evidenciar elétricos.
FONTE: Allthecars