top of page

Carros terão novos itens de segurança obrigatórios no Brasil; saiba quais


Foto: divulgação


A segurança se tornou um dos principais pilares para a escolha de um novo automóvel e a partir de 2024, a lista de itens obrigatórios em carros será maior, justamente para ampliar a condução segura no trânsito; veja alguns deles.



Foto: divulgação


Itens obrigatórios em carros terá lista ampliada a partir de 2024

Os carros vendidos nos últimos anos estão mais completos, seja em nível de conectividade, conforto e segurança. Esse último inclusive, tem se tornado um fator primordial para a escolha de um novo veículo.


Tais mudanças vêm de encontro com a adequação do novo gosto do consumidor, bem como o conjunto de leis que estipulam o que deve ser obrigatório ou não dentro de um carro.


Com o objetivo de aumentar a segurança veicular e consequentemente diminuir as altas taxas de acidentes nas estradas brasileiras, o programa Rota 2030 estipula o aumento gradativo dos itens de segurança veicular, uma vez que dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, afirmam que o Brasil é o terceiro país com maior número casos de mortes no trânsito, atrás da índia e China.


A partir de 2024, por exemplo, equipamentos que hoje são opcionais e em alguns casos vendidos como um pacote adicional de segurança, serão obrigatórios para os próximos lançamentos e veículos 0 km.


No caso de carros novos alguns itens já são obrigatórios desde 2020, como é o caso do teste de impacto lateral, sistema eletrônico de controle e estabilidade, alerta do cinto de segurança desfivelado. Porém, a partir de 2024, os três sistemas citados também deverão compor todos os veículos 0 km vendidos no país.


Já em 2021, os carros novos tiveram que incluir na lista de itens obrigatórios o alerta de colisão, luzes de rodagem diurna e repetidores laterais das luzes de seta. Ambos, também equiparão todos os carros 0 km a partir de 2024.



Foto: divulgação


Itens de segurança que serão obrigatórios nos próximos anos

Proteção contra impactos frontais em utilitários

2024 para carros novos e 2026 para modelos 0 km


Câmera de ré ou sensor de aviso sonoro

2025 para carros novos e 2027 para veículos 0 km

Proteção de impacto ao pedestre

2025 para carros novos e 2030 para carros 0 km

Proteção de impacto lateral contra poste

2026 para veículos novos e 2030 para carros 0 km


Tendência é de encarecimento dos veículos



Por mais que os itens citados sejam necessários para fortalecer a segurança veicular, a tendência é que a adoção dos novos itens obrigatórios deixem os carros ainda mais caros, uma vez eu a lista de equipamentos obrigatoriamente será mais reforçada.


Fonte: Garagem 360

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page