Conheça os carros com maior número de versões no Brasil
Foto: Divulgação
Você sabe dizer quais são os carros com mais versões diferentes no Brasil? Enquanto algumas marcas vão na direção de enxugar ao máximo sua linha, outras não economizam quando o assunto é o número de configurações disponíveis.
Isso acontece especialmente com as marcas premium, que oferecem ainda outros tipos de personalização para tornar único o carro de cada cliente. Com isso, é claro, os preços vão nas alturas.
Seguindo a mesma linha, algumas marcas tradicionais fazem o mesmo com seus modelos (o que inclui alguns populares), especialmente quando oferecem vários tipos de motor e câmbio, além dos diferentes níveis de equipamentos.
Pensando nesse cenário, decidimos montar uma lista com os 10 carros com mais versões em nosso mercado. Usamos como critério o que aparece no configurador de cada marca, ainda que alguns possam dizer que os modelos Carrera e Turbo do Porsche 911 sejam versões do mesmo carro.
Deixamos de fora apenas os modelos comerciais, mas incluímos as picapes junto com os outros veículos vendidos em nosso país. Confira!
1) Jaguar F-Pace — 15 versões
Foto: Divulgação
O campeão de possibilidades em seu configurador é o Jaguar F-Pace, que tem incríveis 15 versões. E não estamos falando sobre personalizações menores, como muitos outros carros premium oferecem, mas sim de motorizações e acabamentos diferentes.
Basicamente, a linha é dividida nos modelos F-Pace, R-Dynamic e F-Pace SVR, mas cada um deles tem diferentes motores e especificações, sendo colocados pela marca como versões distintas.
A gama de motores tem as opções P340 (3.0 de 6 cilindros com 340 cv), P400e (sistema híbrido com motor 2.0 turbo e 404 cv) e P550 (5.0 V8 de 550 cv), todos com tração integral e câmbio automático de oito velocidades.
Em termos de acabamento, o modelo oferece as versões básica, S, SE e HSE. Elas se diferenciam no acabamento externo, tamanho das rodas, equipamentos de conforto e itens de segurança.
Confira toda a linha do Jaguar F-Pace (a marca não disponibiliza os preços):
F-Pace P340
F-Pace P340 S
F-Pace P340 SE
F-Pace P340 HSE
F-Pace P400e
F-Pace P400e S
F-Pace P400e SE
F-Pace P400e HSE
F-Pace R-Dynamic P340 S
F-Pace R-Dynamic P340 SE
F-Pace R-Dynamic P340 HSE
F-Pace R-Dynamic P400e S
F-Pace R-Dynamic P400e SE
F-Pace R-Dynamic P400e HSE
F-Pace SVR P550
2) Range Rover Sport — 13 versões
Foto: Divulgação
A segunda posição entre os carros com mais versões também é de um modelo premium, mostrando que oferecer o máximo de opções ao cliente é algo rotineiro entre os automóveis de luxo.
O Range Rover Sport (não confunda com o Range Rover, que aparece logo abaixo) tem 13 versões diferentes e 4 opções de motorização. A linha começa com o propulsor 3.0 diesel, com 6 cilindros e 300 cv.
A opção híbrida da linha fica a cargo do motor 2.0 turbo ligado a outro propulsor elétrico, entregando 404 cv. Por último, o poderoso 5.0 V8 a gasolina aparece com 525 cv ou 575 cv. Todos estão associados ao câmbio automático de 8 velocidades.
Já em relação aos equipamentos, o cliente pode escolher entre as versões de acabamento SE, HSE, HSE Silver, HSE Dynamic, HSE Dynamic Black, SVR e SVR Carbon Edition.
Confira a gama do Range Rover Sport (que também não divulga seus preços):
Range Rover Sport 3.0 Diesel SE
Range Rover Sport 3.0 Diesel HSE
Range Rover Sport 3.0 Diesel HSE Silver
Range Rover Sport 3.0 Diesel HSE Dynamic
Range Rover Sport 3.0 Diesel HSE Dynamic Black
Range Rover Sport 2.0 PHEV HSE
Range Rover Sport 2.0 PHEV HSE Silver
Range Rover Sport 2.0 PHEV HSE Dynamic
Range Rover Sport 2.0 PHEV HSE Dynamic Black
Range Rover Sport 5.0 V8 HSE Dynamic
Range Rover Sport 5.0 V8 HSE Dynamic Black
Range Rover Sport 5.0 V8 SVR
Range Rover Sport 5.0 V8 SVR Carbon Edition
3) Fiat Toro — 9 versões
Foto: Divulgação
Saindo um pouco do mundo de luxo entre os automóveis, a Fiat Toro é outro modelo que oferece muitas opções para seus clientes. Como visto no site da marca, ela é vendida nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra.
A maioria dessas versões, porém, aparece com mais de uma motorização, o que amplia bastante o leque de configurações. A Endurance, por exemplo, é a única vendida com o motor 1.8 flex de 139 cv e 19,3 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.
Essa mesma versão, junto com a Freedom e a Volcano, também está disponível com o novo 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm (conhecido como T270), com o mesmo câmbio e tração citados acima.
No topo da gama, essas três opções se juntam às versões Ranch e Ultra, sendo vendidas com o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Esse conjunto ainda tem o câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4.
Veja como fica a linha da Fiat Toro:
Toro Endurance 1.8 4×2 – R$ 123.990
Toro Endurance 1.3 Turbo 4×2 – R$ 128.990
Toro Freedom 1.3 Turbo 4×2 – R$ 139.990
Toro Volcano 1.3 Turbo 4×2 – R$ 153.990
Toro Endurance 2.0 Diesel 4×4 – R$ 161.990
Toro Freedom 2.0 Diesel 4×4 – R$ 172.990
Toro Volcano 2.0 Diesel 4×4 – R$ 186.990
Toro Ranch 2.0 Diesel 4×4 – R$ 193.990
Toro Ultra 2.0 Diesel 4×4 – R$ 195.990
4) Porsche 911 Carrera — 9 versões
Foto: Divulgação
Voltando aos carros de luxo, o Porsche 911 Carrera é outro que não economiza quando o assunto é a personalização. Isso começa pelas nove versões que ele está disponível, mas segue com uma infinidade de cores, acabamentos, rodas, etc.
Antes de mais nada, é bom destacar que a Porsche separa os modelos 911 Carrera e 911 Turbo, por isso não incluímos o último por aqui. Se isso fosse feito, seriam 13 versões diferentes.
Falando então sobre o 911 Carrera, ele tem as opções básica (se é que podemos chamá-la assim), S, GTS, 4 GTS e Targa, lembrando que a linha ainda conta com as versões Cabriolet. Seu motor 3.0 de seis cilindros biturbo pode entregar 385 cv, 450 cv ou 480 cv.
Veja os preços de todas as versões do famoso Porsche 911 Carrera:
911 Carrera – R$ 709.000
911 Carrera Cabriolet – R$ 759.000
911 Carrera S – R$ 859.000
911 Carrera S Cabriolet – R$ 909.000
911 Carrera GTS – R$ 919.000
911 Carrera GTS Cabriolet – R$ 969.000
911 Carrera 4 GTS – R$ 959.000
911 Carrera 4 GTS Cabriolet – R$ 1.009.000
911 Targa 4 GTS – R$ 1.009.000
5) Chevrolet S10 — 9 versões
Foto: Divulgação
Além da Toro, outras duas picapes maiores também contam com muitas versões para seus clientes. A primeira delas é a Chevrolet S10, que iguala o modelo da Fiat com nove configurações.
Sua linha disponibiliza a versão cabine simples, que tem o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 44,9 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Esse mesmo propulsor aparece em quatro versões com cabine dupla, oferecendo ainda a transmissão automática de seis velocidades.
A S10 cabine dupla ainda tem o motor 2.5 flex de até 206 cv e 27,3 kgfm, com as mesmas opções de transmissão citadas acima e transmissão 4×2 ou 4×4. Os modelos a diesel sempre tem tração integral.
Veja a linha completa da picape da Chevrolet:
S10 CS 2.8 MT 4×4 – R$ 206.750
S10 CD 2.5 MT 4×2 Advantage – R$ 150.840
S10 CD 2.5 AT 4×2 LT – R$ 170.740
S10 CD 2.5 AT 4×2 LTZ – R$ 176.470
S10 CD 2.5 AT 4×4 LTZ – R$ 188.430
S10 CD 2.8 MT 4×4 LS – R$ 185.920
S10 CD 2.8 AT 4×4 LT – R$ 206.020
S10 CD 2.8 AT 4×4 LTZ – R$ 226.420
S10 CD 2.8 AT 4×4 High Country – R$ 234.360
6) Range Rover — 9 versões
Foto: Divulgação
Com menos versões que o Range Rover Sport, o irmão maior Range Rover ainda assim oferece 9 configurações diferentes, incluindo a opção com entre-eixos alongado, chamada LWB.
O SUV de luxo oferece uma gama de motores muito parecida com o outro Land Rover citado nessa lista, mas com algumas diferenças. Seu motor 3.0 diesel, por exemplo, entrega 258 cv, enquanto a opção mais potente 5.0 V8 chega a 565 cv.
Fora isso, o resto é igual, com a opção híbrida entregando 404 cv e o propulsor V8 despejando 525 cv, isso em sua versão mais mansa (as outras são exclusivas das versões SVAutobiography).
Para completar o pacote, os clientes endinheirados da marca ainda podem optar pelas opções de acabamento Vogue, Vogue SE, Westminster, Westminster Black, Autobiography, SVAutobiography Dynamic e SVAutobiography Dynamic Black.
Ficou confuso? Confira então a gama completa do Range Rover em nosso mercado:
Range Rover 3.0 Diesel Vogue
Range Rover 3.0 Diesel Westminster
Range Rover 3.0 Diesel Westminster Black
Range Rover 2.0 PHEV Vogue SE
Range Rover 2.0 PHEV Autobiography
Range Rover 5.0 V8 Autobiography
Range Rover 5.0 V8 SVAutobiography Dynamic
Range Rover 5.0 V8 SVAutobiography Dynamic Black
Range Rover LWB 5.0 V8 SVAutobiography
7) Chevrolet Onix — 8 versões
Foto: Divulgação
Primeiro modelo mais acessível dessa lista, ainda que seus preços estejam cada vez mais altos, o Chevrolet Onix também aposta numa linha maior para atrair seus clientes.
Sua lista de equipamentos é completa desde a versão de entrada, que tem motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de seis marchas. Acima dela estão as opções LT, LTZ, RS e Premier.
Além do conjunto já citado, o Onix se destaca pelo motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, ligado ao câmbio manual ou à transmissão automática de seis marchas. O Onix Plus tem uma linha bem parecida, mas com sete versões.
Um ponto importante é que as versões LT (R$ 75.290) e LTZ (R$ 79.150) vem com motor turbo e câmbio manual. Ambas também oferecem a versão automática, mas a Chevrolet faz isso através de pacotes opcionais, por isso não as consideramos como versões separadas.
Confira a gama atual do Chevrolet Onix 2022:
Onix 1.0 MT — R$ 67.090
Onix 1.0 Turbo AT — R$ 68.390 (PCD)
Onix 1.0 LT — R$ 69.390
Onix 1.0 Turbo LT — R$ 75.290
Onix 1.0 Turbo LTZ — R$ 79.150
Onix 1.0 Turbo RS — R$ 86.190
Onix 1.0 Turbo Premier — R$ 90.490
Onix 1.0 Turbo Premier 2 — R$ 94.150
8) Ford Ranger — 8 versões
Foto: Divulgação
Além da S10, a Ford Ranger é outra do segmento que mantém diversas opções em sua gama, ainda que essa picape tenha perdido algumas configurações nos últimos anos.
Outra diferença aqui é a linha movida apenas a diesel, com os motores 2.2 de 160 cv e 39,2 kgfm e 3.2 com 200 cv e 48 kgfm. A primeira opção tem câmbio manual ou automático, enquanto a segunda vem apenas com a transmissão automática, sempre com seis velocidades.
Quando falamos sobre o nível de acabamento, a Ranger oferece as versões XL (cabine simples ou dupla), XLS, Black, Storm, XLT e Limited (todas apenas com cabine dupla).
Veja em detalhes a linha da picape da Ford:
Ranger XL CS 2.2 4×4 MT – R$ 188.990
Ranger XL CD 2.2 4×4 MT – R$ 198.190
Ranger XLS CD 2.2 4×2 AT – R$ 189.590
Ranger XLS CD 2.2 4×4 AT – R$ 226.890
Ranger Black CD 2.2 4×2 AT – R$ 199.190
Ranger Storm CD 3.2 4×4 AT – R$ 228.990
Ranger XLT CD 3.2 4×4 AT – R$ 260.490
Ranger Limited CD 3.2 4×4 AT – R$ 287.790
9) Jeep Compass — 7 versões
Foto: Divulgação
Fechando nossa lista, temos dois modelos da Jeep que domina o segmento de SUVs nos Brasil. O primeiro deles é o Compass, renovado recentemente e oferece sete versões.
Uma das novidades foi a mudança na nomenclatura dessas configurações. A gama começa com as opções T270, que tem o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm da Toro, com câmbio automático de seis marchas.
Acima aparecem as versões T350, que seguem com o conhecido motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Nesse caso, o câmbio automático tem nove velocidades e a tração é 4×4.
Esses dois conjuntos equipam as versões denominadas Sport, Longitude, Limited, Série S e Trailhawk, todas vindo de série com seis airbags, conjunto óptico de LED, multimídia, entre outros itens.
Confira a gama completa do Jeep Compass:
Compass Sport 1.3 Turbo 4×2 – R$ 146.990
Compass Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 162.990
Compass Limited 1.3 Turbo 4×2 – R$ 181.490
Compass Série S 1.3 Turbo 4×2 – R$ 203.490
Compass Longitude 2.0 Diesel 4×4 – R$ 206.990
Compass Limited 2.0 Diesel 4×4 – R$ 226.990
Compass Trailhawk 2.0 Diesel 4×4 – R$ 226.990
10) Jeep Renegade — 7 versões
Foto: Divulgação
Assim como o Compass, o Jeep Renegade é outro modelo da marca que oferece sete versões para o público brasileiro. Aqui, porém, ainda não tivemos a renovação no visual e na linha de motores.
Com isso, o Renegade mantém o propulsor 1.8 flex de 139 cv e 19,2 kgfm de torque em suas versões mais baratas, com câmbio automático de seis marchas. O mesmo motor 2.0 turbodiesel do irmão maior aparece em suas configurações mais caras.
A linha do Renegade começa com a versão STD, passando ainda pelas opções Sport, Longitude, Limited, Moab e Trailhawk. Com a chegada do novo Renegade, a marca introduzirá o motor 1.3 turbo nas versões intermediárias.
Veja quais são as opções que o Jeep Renegade oferece por aqui:
Renegade STD 1.8 Flex — R$ 92.990
Renegade Sport 1.8 Flex — R$ 106.490
Renegade Longitude 1.8 Flex — R$ 126.590
Renegade Limited 1.8 Flex — R$ 132.490
Renegade Moab 2.0 Diesel — R$ 155.490
Renegade Longitude 2.0 Diesel — R$ 164.590
Renegade Trailhawk 2.0 Diesel — R$ 176.990
Fonte: Notícias Automotivas
Comments