Conheça primeiro carro movido a energia solar com autonomia de meses


Foto: divulgação


A Lightyear, startup de tecnologia, desenvolveu o carro movido a energia solar, com alcance de 11 mil km por ano, conheça os detalhes do modelo.



Foto: divulgação


A Lightyear, empresa de alta tecnologia desenvolveu o Lightyear 0, o primeiro carro solar do mundo.


De acordo com a marca, o desenvolvimento do veículo durou seis anos de pesquisa e desenvolvimento, onde design, engenharia, e testes, foram aprimorados. Além disso, o carro deve entrar em produção no outono do hemisfério norte.


Ele permitirá que os motoristas viajem livremente por até sete meses sem conectar a uma tomada doméstica ou estação de carregamento.

Por meio do Lightyear 0, a empresa oferece um novo futuro para os motoristas que desejam liberdade de mobilidade com a tranquilidade de uma energia sustentável.


“Hoje é o dia pelo qual todos esperávamos desde que nós cinco cofundadores sentamos em uma cozinha esboçando nosso sonho de construir o carro mais sustentável do planeta.” diz o cofundador e CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot,

“Em 2016, nós só tínhamos uma ideia; três anos depois, tínhamos um protótipo. Agora, após seis anos de testes, iterações, (re)projetos e inúmeros obstáculos, Lightyear 0 é a prova de que o impossível é realmente possível.” Completou o executivo.


Carro é capaz de rodar 11 mil km ao ano

O Lightyear 0 possui cinco metros quadrados de painéis solares, permitindo que o veículo se carregue durante o deslocamento ou simplesmente estacionado ao ar livre.


Em condições ideais, isso permite que o Lightyear 0 se abasteça com 70 quilômetros de alcance por dia, além de seu alcance WLTP estimado de 625 quilômetros.


Graças a um rendimento solar de até 11 mil quilômetros por ano, os motoristas que usam o Lightyear 0 para seu deslocamento diário, de em média 35 km ao dia, podem dirigir por meses antes de precisar conectá-lo a um carregador público ou tomada doméstica.


A marca estima que em climas como os da Holanda, seriam dois meses e, em Espanha ou Portugal, até sete meses.


Com um consumo de energia de 10,5 kWh por 100 quilômetros, ele é o veículo elétrico mais eficiente e seu coeficiente de arrasto recorde de menos de 0,19 o torna o carro familiar mais aerodinâmico até hoje.


Além da aerodinâmica, a massa do carro também afeta sua eficiência. Lightyear 0 é um carro elétrico que mede cinco metros de comprimento, mas seu peso total é de apenas 1.575 quilos. Com isso, o carro atinge velocidade máxima de 110 km/h.



Foto: divulgação


Carro foi projetado como um produto minimalista

Desde a sua criação, cada detalhe do projeto foi considerado com minimalismo, sustentabilidade e conforto em mente.


No interior, o painel possui um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas que permite atualizações baseadas em nuvem.


Além disso, todo o acabamento é composto inteiramente de materiais veganos e de origem natural, como assentos de camurça de microfibra ecológica e detalhes de palma de vime.


Primeira entrega deve ser feita em novembro


A produção do Lightyear 0 está programada para começar neste outono do hemisfério norte e o primeiro carro será entregue já em novembro.


Inicialmente, serão ofertadas 946 unidades do modelo, com um preço médio de de 250 mil euros, cerca de R$ 1,3 milhão. Já a partir de 2025, a empresa tem a intenção de desenvolver uma produção de alto veículo.



Foto: divulgação


Fonte: Garagem 360


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square