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NOVO HYUNDAI VELOSTER N: Com 279 CV e um motor 2.0 turbo com intercooler.

Muita gente no Brasil ainda torce o nariz ao ouvir o nome do Hyundai Veloster, afinal, o cupê de três portas foi lançado por aqui em 2012 prometendo desempenho empolgante, mas nunca conseguiu agradar, por conta do modesto motor 1.6 de aspiração natural, que entregava 128 cv e 16,1 kgfm. Para se ter ideia, o modelo – dono de um visual ousado – acelerava de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos, marca nada animadora para um carro com pretensões esportivas. Não foi à toa que o modelo acabou tendo suas vendas interrompidas no país pouco tempo depois. Mas, para quem ficou “traumatizado” com o desempenho do antigo cupê, uma boa solução seria conhecer o Veloster N, nova versão apresentada pela Hyundai no Salão de Detroit. Trata-se do primeiro modelo da linha N desenvolvido para o mercado americano. Os carros dessa gama, de acordo com a montadora, têm como objetivo oferecer a experiência de um carro de corrida combinada a capacidade de utilização diária. A denominação vem da primeira letra de Namyang, cidade onde se localiza a sede do centro de pesquisa e desenvolvimento global da Hyundai, e de Nürburgring, o lendário autódromo alemão onde a fabricante desenvolve seus modelos esportivos.

Visualmente, o Veloster N se diferencia bem das versões Turbo e R-Spec já na dianteira, com o para-choque exclusivo, que possui tomadas de ar para os freios, e a grade com acabamento diferenciado e detalhes vermelhos. O “pacote estético N” se estende às laterais, com as saias cujo visual acompanha o do para-choque frontal, e às rodas com desenho único. Estas, aliás, variam de tamanho de acordo com os pneus escolhidos: 225/40 de 18 polegadas ou 235/35 de 19 polegadas. Ambos são pneus de categoria ultra-alta performance. Atrás, o defletor duplo e o difusor integrado ao para-choque conferem muita esportividade ao modelo. O escapamento esportivo com duas saídas completa o visual.

Internamente, o Veloster N traz bancos esportivos com design exclusivo, volante com revestimento de couro perfurado, soleiras personalizadas e instrumentos com visual da “linha N”. O detalhe que certamente encantará os aficionados é que o centro do conta-giros muda de cor progressivamente de acordo com a rotação, indicando ao motorista o melhor momento para trocar as marchas.

Sob o capô, o Veloster N conta com um motor 2.0 turbo com intercooler e injeção direta de gasolina, capaz de gerar 279 cv a 6.000 rpm e 36 kgfm entre 1.450 rpm e 4.700 rpm, combinado ao câmbio manual de seis marchas, que, segundo a Hyundai, possui anéis de sincronização revestidos de carbono para proporcionar maior durabilidade e suavidade de operação.

A suspensão também mereceu atenção especial por parte dos engenheiros da Hyundai. O resultado, de acordo com os técnicos, é um carro com comportamento exemplar, tanto nas curvas mais rápidas, quanto em trechos sinuosos. Além de ser independente nas quatro rodas (multilink na traseira), o Veloster N ainda conta com controle eletrônico, capaz de reduzir o “mergulho” da dianteira nas frenagens, a rolagem da carroceria nas curvas e ainda reduz a compressão da suspensão traseira nas acelerações.

Tem mais: o motorista ainda pode ajustar diversos parâmetros por meio do N Grin Control System, central eletrônica que regula a resposta do motor, o som do escapamento, o ajuste do diferencial, a carga dos amortecedores, as respostas da direção e o nível de intervenção do controle de estabilidade. Os modos de condução são Normal, Sport, Eco e as mais “radicais” N e N personalizada, na qual o motorista pode configurar o carro como preferir. O Hyundai Veloster N começa a ser produzido em setembro deste ano na Coréia do Sul e a previsão para o início das vendas no mercado americano é o quarto trimestre. Gostou do modelo? Lamento informar, mas não existem planos de trazer o novo cupê de três portas para o Brasil tão cedo. Quem sabe a versão Turbo apareça por aqui antes?

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