top of page

3 dicas para uma direção segura

Ser motorista nos dias de hoje não é uma tarefa nada fácil. Nesse artigo, você confere 3 dicas de direção defensiva para ficar craque no volante.



Foto - Divulgação


Sem dúvidas, ser motorista nos dias de hoje não é uma tarefa nada fácil. Além das leis e regras de trânsito, as ruas estão mais cheias do que nunca: segundo dados do governo, o Brasil tem mais de 74 milhões de pessoas habilitadas. Isso quer dizer que você, piloto, precisa estar cada vez mais atento no volante para garantir não apenas a sua segurança e a dos seus passageiros, como de todos que compartilham a via. 


Afinal, o trânsito não é feito só de carros, não é mesmo? São pedestres, motociclistas, ônibus, caminhões, ciclistas e vários outros motoristas cheios de pressa para chegar ao seu destino. No meio desse caos que chamamos de trânsito, muitas vezes precisamos contar com reflexos afiados para evitar acidentes ou colisões. 


Por isso, no nosso artigo de hoje, vamos te mostrar 3 dicas da chamada direção defensiva que você pode colocar em prática hoje mesmo para ter uma direção mais segura no trânsito. Então, coloque o cinto de segurança e vamos nessa!


3 dicas para ter uma direção segura no trânsito


Quando estamos falando de automóveis, todo cuidado é pouco. Sem dúvidas, o seu objetivo ao sair para trabalhar, ir a um passeio ou apenas curtir o seu carro é não ter dor de cabeça e voltar para casa tranquilo. 


Para que você tenha mais segurança no trânsito das cidades, algumas dicas básicas podem te ajudar a identificar situações onde você precisa de mais atenção no volante para ter um trajeto seguro.


É a chamada direção defensiva. Como o próprio nome diz, esses comportamentos ajudam você a se proteger de possíveis acidentes e aumentam a segurança de todos que compartilham o trânsito com você. Nós vamos te mostrar como algumas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença e te tornar um piloto mais atento, responsável e maduro.


1. Foco redobrado nos dias de chuva


Nossa primeira dica tem a ver com aquele cenário que sempre estraga um passeio perfeito ao ar livre, os chatos, porém necessários, dias de chuva. 


Esse é um desafio até mesmo para motoristas mais experientes e que conhecem bem seus carros. Isso porque até mesmo uma leve garoa pode afetar a visibilidade da estrada e dos outros automóveis no trânsito. 


Então, a dica aqui é redobrar a atenção assim que o tempo começar a fechar. Além disso, também é recomendado ligar o ar-condicionado para evitar que os vidros do carro fiquem embaçados, prejudicando ainda mais a sua visibilidade.


Um desafio extra é que, além da visibilidade menor, a água também deixa o asfalto mais liso e afeta diretamente a aderência dos pneus ao chão. Por conta disso, é uma boa pedida dirigir mais devagar e frear um pouco antes do que você está acostumado. 


Com essas dicas, você pode seguir o seu trajeto sem problemas, mesmo que leve um pouco mais de tempo para chegar ao seu destino. Agora, se o clima estiver muito instável e você se pegar no meio de uma tempestade forte, a dica é escolher um lugar onde você possa parar e esperar o pior passar.


2. Conheça o seu companheiro de estrada


Em primeiro lugar, é importante que um motorista sempre possa contar com o seu carro, e vice-versa. Mas você sabia que essa também é uma dica importante quando estamos falando sobre ter uma direção segura?


Afinal de contas, saber as limitações, forças e fraquezas do modelo específico que você dirige vai te ajudar a tomar decisões melhores em momentos em que você precisa pensar rápido, como em uma cortada inesperada, por exemplo. 


A maneira de acelerar em uma curva pode mudar completamente a depender se você está dirigindo um carro alto e mais pesado ou um modelo esportivo, com design aerodinâmico e centro de gravidade mais perto do chão. Ao mesmo tempo, um desses modelos pode ter um desempenho melhor no trânsito “começa e para” das cidades.


É como dizem, a prática leva à perfeição. Por isso, o melhor caminho para estar em sintonia com o seu carro é passar várias horas atrás do volante conhecendo todos os detalhes do seu companheiro de estrada.


3. Mantenha distância dos outros carros


Enfim, independentemente de você ter ótimas habilidades como piloto, no trânsito nós estamos sempre compartilhando a via com outros automóveis. Por isso, acabamos dependendo de outros motoristas que podem não ter reflexos tão apurados ou mesmo não se atentarem para a sinalização por conta de uma distração. 


Para te dar mais tempo de reagir aos comportamentos de outros carros, como uma freada brusca ou uma ultrapassagem, a nossa dica é sempre manter uma certa distância entre o seu veículo e os outros automóveis. Assim, você tem mais tempo para frear e manobrar em casos de emergência, evitando colisões e outros acidentes. 


Da mesma maneira como as dicas acima, é uma boa pedida seguir essa sugestão não apenas nas cidades, como também em rodovias e estradas rurais. Afinal, lugar de segurança é todo lugar, não é mesmo?


Agora que você conhece um pouco sobre como ter uma direção segura atrás do volante, pode se aventurar com seu companheiro de aventuras sem medo e curtir toda a potência do seu carro com responsabilidade e tranquilidade. 


Mas se você ainda está preocupado com a segurança do seu veículo nos seus trajetos do dia a dia, confira alguns dos benefícios que os carros blindados podem oferecer a você, seus passageiros e sua família. 


Preencha os seus dados e a nossa equipe de vendedores irá entrar em contato com você assim que possível. Afinal de contas, nós sabemos que a sua segurança e a da sua família não tem preço! É por isso que vamos te ajudar a selecionar o modelo adequado de carro blindado que seja mais adequado às suas necessidades.


Fonte: Box 99

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page