top of page

Afinal, vale a pena investir em um carro esportivo?

O sonho de quase todo garoto é ter um carro esportivo na garagem quando crescer. As prioridades da vida adulta não eliminam esse desejo, que pode muito bem virar realidade e ainda reservar diversos benefícios para o proprietário. Mas a compra exige bastante ponderação, e alguns mitos devem ser afastados antes da tomada de decisão.


Foto - Divulgação

Isso garante segurança para que você faça a própria escolha, prevendo como será a relação com o seu automóvel esportivo. Vale lembrar que o investimento feito na compra de um veículo dessa categoria costuma ser expressivo, portanto, é necessário saber muito bem o que esperar.


Quer ficar por dentro de mais informações a respeito da compra de um carro esportivo e se ela vale a pena atualmente? Selecionamos os principais pontos que você precisa analisar antes de bater o martelo. Confira!


O que são carros esportivos? 


É importante destacar que um carro esportivo consiste em veículos que apresentam um desempenho dinâmico para o condutor. Além de contar com uma velocidade acima da média, os modelos são confortáveis, possuem peças e design bonito e atrativo. O desempenho dos carros esportivos é um dos pontos que mais agrada os consumidores. 


O principal objetivo dos clientes em terem um carro esportivo é se sentir bem ao andar pelas ruas. Existem no mercado veículos esportivos de luxo e outros mais baratos, cabe você escolher o que cabe no seu bolso. Devido à evolução do mercado, você consegue escolher a opção que se encaixa melhor nas suas necessidades, para isso basta fazer uma pesquisa e contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.


Quais as principais características? 


Os modelos esportivos mudaram bastante com o passar do tempo. Dessa forma, não há um modelo padrão de um carro esportivo, algumas características são importantes e permanecem em diversos automóveis. Confira a seguir quais são elas! 


Espaço interno 


O espaço interno dos carros esportivos contava apenas com dois assentos. Atualmente, já é possível encontrar veículos com locais para passageiros na parte de trás. Essa é uma das características que mais se modificou com o passar do tempo. 


Localização do motor


Saiba que em um carro esportivo a localização do motor é crucial para o seu desempenho. Por essa razão, ele geralmente fica situado na frente ou no meio do automóvel. Para complementar sua performance, a tração do carro é traseira. 


Veículos mais leves 


Ainda é necessário destacar que os carros esportivos costumam ser mais leves que os modelos mais tradicionais, uma vez que o principal objetivo é proporcionar um maior conforto para o condutor e passageiros. Assim, o motorista tem mais liberdade para realizar manobras e elas são executadas com mais eficiência.


Quais os diferenciais de um esportivo?


A categoria dos veículos esportivos figura entre as que reservam maiores peculiaridades aos proprietários, pois o desempenho é sempre uma questão relevante. Se um sedã consegue ser empregado no mesmo tipo de utilização de um SUV, embora cada um tenha uma vocação, com os esportivos a questão ganha mais complexidade.


Os diferenciais de um veículo esportivo não aparecem apenas na carroceria invocada e no motor potente. Nem todo esportivo é indicado para o uso no dia a dia, enquanto alguns podem tranquilamente ser inseridos no cotidiano, como se vê bastante em países da Europa e nos EUA.


No Brasil é mais comum ver carros esportivos aos finais de semana, e fatores como o asfaltamento irregular em grande parte das cidades, além das preocupações com a segurança, inibem o uso cotidiano desses veículos. A maior exceção está nas cidades turísticas — litorâneas, por exemplo, nas quais os esportivos aparecem com maior frequência.


Também é importante destacar que a esportividade nem sempre está atrelada a conforto. Afinal, a pouca distância do solo e a suspensão mais dura tendem a transferir as imperfeições do asfalto aos ocupantes. Alguns trabalham essa questão com maior afinco, mas ainda assim não se pode esperar o mesmo conforto oferecido por um sedã médio ou por um SUV.


Grande parte dos esportivos tem foco no transporte do motorista e de um carona. Portanto, não são ideais para os passeios em família. Ainda assim, alguns entregam espaço interno condizente com os veículos convencionais, o que também vale para a capacidade de carga do porta-malas.


A tração dos veículos esportivos, ou ao menos dos que seguem a fórmula clássica, é traseira. Isso significa arrancadas mais agressivas, algo muito apreciado pelo público da categoria.


Diversão


Quem opta por um carro esportivo quer mais do que ir de um ponto a outro; busca um desempenho empolgante, daqueles que fazem o motorista grudar no banco na aceleração. Para quem já se cansou de dirigir um automóvel comum, a categoria pode ser uma forma de se recuperar a paixão pela condução.


Toda a sua forma de encarar a direção é transformada com um esportivo, e isso ocorre mesmo com as limitações em nossas ruas e rodovias. Se você optar por um modelo conversível, tudo fica ainda mais divertido, pois não há nada melhor do que o vento nos cabelos, deixando para trás qualquer dia ruim.


Os esportivos modernos disponibilizam inúmeros modos de direção, capazes de deixá-los mais mansos ou agressivos, possibilidade ideal para quem pretende rodar nas cidades e estradas. Em trechos urbanos, com as imperfeições do asfalto, valetas e lombadas, o melhor é preferir um modo de condução calmo.


Já nas rodovias, sobretudo nas que apresentam bom asfaltamento, podem entrar em ação os modos mais esportivos, respeitando os limites de velocidade, claro. Se usado do modo adequado, um veículo esportivo oferece ótima segurança no trânsito, seja pelos itens que o equipam, seja por garantir força em retomadas e ultrapassagens.


Designs arrojados


Muitas pessoas sentem falta da época em que as montadoras entregavam modelos singulares, que não lembravam outros de marcas diferentes. Essa questão, que até faz sentido nos veículos de entrada e em algumas categorias, não se confirma em relação aos carros esportivos.


Vale apontar que há alternativas para todos os gostos. Alguns guardam semelhanças com modelos de décadas atrás, pois o estilo clássico segue mantendo o apelo para o público-alvo, e nesse caso as estilizações respeitam o design celebrado das gerações anteriores.


É o mesmo que acontece com as guitarras clássicas ou com as motocicletas Harley Davidson, que ganharam maior qualidade, mas continuam muito semelhantes às vendidas nos anos 50 e 60.


Essa não é a única regra, pois há também marcas que investem em inovação e modelos futuristas, o que também combina com os esportivos. Se existe uma categoria capaz de comportar inúmeras outras subcategorias, certamente é a dos esportivos, englobando uma gigante diversidade de projetos.


Chance de mostrar sua personalidade


Se algum dia você olhou com admiração por um carro esportivo, saiba que não se trata de um caso isolado. Esses modelos contam com a incrível capacidade de gerar olhares por onde passam, e não há nenhum problema nisso.


As pessoas amam carros, especialmente no Brasil, tornando impossível não ser notado quando se dirige um esportivo. E isso mesmo nos tipos mais sóbrios, já que também são atraentes e capazes de mostrar que existe alguém com bom gosto na direção.


Talvez alguns dos seus personagens favoritos na ficção dirigissem carros esportivos, e isso ajuda a compor tudo o que há à sua volta. Um exemplo é o personagem de David Duchovny na série Californication, que tinha em seu Porsche um companheiro inseparável.


O pós-venda não é muito diferente dos veículos de outras categorias, e o mesmo vale para a revenda. Alguns modelos são bastante procurados no mercado de usados, e os mais clássicos também contam com baixa desvalorização. No consumo de combustível, são plenamente compatíveis aos demais tipos, em razão da alta tecnologia empregada nos projetos mecânicos.


Como escolher um bom carro esportivo? 


Para fazer uma escolha de carro esportivo para você, é necessário analisar sua necessidade e seus objetivos para que o modelo consiga suprir seus anseios. Para fazer uma escolha assertiva, é preciso se atentar a alguns pontos, confira! 


Entenda suas preferências 


Para selecionar o carro esportivo, é necessário que você entenda suas preferências e desejos. Ou seja, é preciso que você saiba para que deseja aquele carro. Não é nada satisfatório, por exemplo, adquirir um modelo pequeno para realizar viagens e passeios com os amigos e familiares. Para que não existam maiores contratempos durante o uso do automóvel, é preciso que você saiba realmente suas preferências. 


Conte com ajuda de especialistas 


A maneira mais eficiente de comprar um bom carro esportivo é com a ajuda de especialistas, isto é, quem realmente entende do assunto. No Grupo AB você encontra os melhores profissionais do mercado e eles ajudam você a fazer a escolha certa. Uma vez que a finalidade da empresa é atendê-lo bem e contribuir na realização de seu sonho. Análise a segurança 


A segurança é essencial ao escolher um bom carro esportivo, ela não pode ser deixada de lado. Dessa maneira, ao fazer sua aquisição, não deixe se analisar a presenças de alguns equipamentos, como freios ABS e airbags frontais. Estes itens proporcionam passeios mais seguros e confortáveis. 


Buscar por um carro esportivo em uma concessionária, considerando todas as informações do post, pode ser a melhor alternativa.


Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!


Fonte: Grupo AB

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page