top of page

Hypercar Peugeot 9X8 estreou oficialmente no WEC durante 6H de Monza


Foto: divulgação


Após uma década distante do Camapeonato Mundial de Endurance (WEC), a Peugeot anunciou que voltaria para a categoria para disputar a temporada 2023 e, para isso, ela desenvolveu o Hypercar 9X8.


O bólido fez sua estréia em corridas no último domingo, durante as 6H de Monza, e sua participação foi fundamental para a Peugeot coletar informações para que o 9×8 fique o mais confiável e veloz possível para a temporada que vem.


Antes de desembarcar na Itália, a fabricante francesa confirmou que o modelo passou por um período testes de seis meses, onde percorreu 15 mil km, além de um outro teste de Endurance de 36h.


Ao todo, a Peugeot levou dois 9×8 para a pista, numerados em #93 (guiado por Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne) e #94 (Loïc Duval, Gustavo Menezes e James Rossiter.)


Neste primeiro momento, a vitória não foi o foco, já que o 9×8 ainda está em desenvolvimento e a confiabilidade é algo crucial no WEC. Quando não apresentou falhas, o carro da marca do leão até teve um bom ritmo na pista.


Mas as visitas aos boxes foram frequentes, o que atrapalhou no resultado final. O carro #93 abandonou a corrida com 3h20 de prova. O #94 até viu a bandeira quadriculada, mas fechou 25 voltas atrás do carro vencedor da Alpine.

Estas 6 horas de corrida foram duras. Viemos aqui para aprender e, de fato, aprendemos muito.
Encontramos muitos problemas relacionados à corrida, que é impossível simular nos treinos, mas estamos tranquilos com o potencial do nosso carro que demonstrou, durante os treinos livres e as fases da corrida, que tem um bom nível de desempenho.
Estávamos no ritmo, mas sempre cientes de nossas áreas de melhoria. Temos sessões de testes agendadas nas próximas semanas que nos permitirão corrigir os problemas para estarmos prontos para o próximo desafio.”

O Hypercar Peugeot 9×8

O bólido é equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e dois motores elétricos no eixo dianteiro, 200 kW e equipado com uma bateria de alta tensão (900 V).


A montadora ainda afirma que a ausência do aerofólio e as três garras presente nos faróis são detalhes que ajudam a identificar a presença de um Peugeot na pista.


A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca.

Os franceses já participaram do WEC em outras ocasiões e venceram as 24h de LeMans – uma das provas mais importantes no mundo do automobilismo – três vezes: 1992, 1993 e 2009. O 9X8 chega para buscar a quarta conquista.


O próximo desafio do Peugeot 9×8 será as 6H de Fuji, que acontece em setembro, no Japão.


Fonte: AutoPapo

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page