Carro esportivo: conheça os principais cuidados que você precisa ter
Conheça os principais cuidados que o carro esportivo requer para prolongar a vida útil do automóvel e poder sempre aproveitá-lo em todo o seu potencial e com segurança.
Com certeza, é o sonho de muitos motoristas ter um carro esportivo para chamar de seu. Afinal, poucos modelos conseguem unir exclusividade, conforto e potência debaixo do capô de uma maneira tão elegante. Porém, assim como outros tipos de veículo, o carro esportivo requer alguns cuidados especiais que o condutor precisa ter para prolongar a vida útil do automóvel e poder sempre aproveitá-lo em todo o seu potencial, com segurança.
Por isso, nesse artigo nós vamos te mostrar alguns dos principais cuidados que você precisa ter com o seu carro esportivo no dia a dia. Confira!
Manutenção constante
Apesar de estar quase em uma outra categoria quando estamos falando da potência e estética do veículo, o carro esportivo ainda é um carro como qualquer outro. Por isso, a primeira dica com relação aos cuidados com esse tipo de automóvel é ter atenção com a sua manutenção. Diz o ditado que é melhor prevenir do que remediar, e isso se encaixa muito bem quando estamos falando dos carros esportivos.
Um problema conhecido que os motoristas desse tipo de veículo enfrentam é que as peças são difíceis de encontrar no mercado — e normalmente, possuem um valor elevado. Justamente por esse motivo, ter uma manutenção constante pode ajudar a prevenir problemas mais graves.
Outra dica importante no quesito manutenção é procurar sempre profissionais autorizados e que tenham experiência em lidar com esse tipo de veículo, que possui uma mecânica diferenciada de outros carros. Sempre verifique a procedência dos locais onde você vai deixar o seu carro e, se possível, peça referências de outros clientes satisfeitos.
No caso dos carros elétricos, a manutenção também está muito relacionada à segurança durante a condução do veículo, seja para o motorista ou para as outras pessoas. Por se tratar de um carro com potência acima da média, qualquer problema na parte mecânica pode acabar causando graves acidentes. Então, antes de pegar a estrada e aproveitar toda a potência do seu carro esportivo, faça sempre uma revisão do seu veículo nos mínimos detalhes.
Cuidados para dirigir na cidade
A gente sabe que, quando você está conduzindo um carro esportivo, a coisa que você mais quer é pisar no acelerador e escutar o ronco incrível do motor. Mas as ruas apertadas e congestionadas das grandes cidades são o pior lugar para você fazer isso. Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países com mais trânsito. Segundo o relatório Traffic Index, 9 das cidades com o pior trânsito do mundo são brasileiras.
Isso já deve te ajudar a imaginar a aventura incrível que você vai ter parado no congestionamento sem poder acelerar o seu carro, não é mesmo? Além disso, por conta da qualidade dos asfaltos, circular nas cidades pode causar mais estragos do que você imagina.
Como os carros esportivos costumam ser rebaixados e ficarem mais próximos do chão, você também corre o risco de danificar a parte inferior do veículo quando estiver passando por lombadas e buracos. Isso pode acarretar em problemas na suspensão, amassados no para-choque, furos no escapamento e até mesmo danos no pneu.
Um outro ponto importante é que, por se tratar de um automóvel potente, a aceleração e frenagem estão em outro patamar. Até dar uma simples partida no acelerador no semáforo pode causar uma colisão com o carro da frente, dada a sensibilidade desse modelo. Por isso, é importante que o piloto conheça bem a sua máquina e tenha experiência atrás do volante para conseguir conduzi-la com segurança
A importância de estacionar corretamente
Sem dúvidas, um dos grandes atrativos do carro esportivo é a sua pintura diferenciada e o acabamento sem igual. Tão importante como fazer a manutenção debaixo do capô é manter em dia os cuidados com a parte externa da lataria, deixando o seu carro sempre brilhante e polido.
Por isso, sempre que não estiver usando o seu carro esportivo, é importante se atentar ao ambiente em que vai estacioná-lo. A dica é sempre optar por uma vaga coberta, que proteja o seu carro do excesso de sol, chuva, poluição e outros fatores que podem vir a danificar a pintura do veículo.
Como isso nem sempre é possível, a recomendação é que o motorista sempre tenha em mãos uma capa protetora para cobrir o automóvel. Porém, há alguns avisos: dê preferência para capas de polietileno e que sejam forradas por dentro. Isso porque alguns materiais podem grudar na pintura se o motor do carro estiver quente e causar um estrago imenso.
Também é interessante evitar usar a capa quando o automóvel estiver molhado, já que a umidade pode desgastar o verniz e também causar danos à pintura.
Lataria sempre brilhante
Dando continuidade às dicas voltadas para a pintura e lataria do carro esportivo, o último aspecto que vamos abordar nesse artigo é a importância dos cuidados para manter a cor brilhante e única do seu automóvel. Afinal, seja qual for sua cor, o carro esportivo foi pensado para chamar atenção e se destacar dos demais — e não para fazer isso com uma pintura que não seja vibrante, não é mesmo?
Para garantir que o seu companheiro de viagens esteja sempre na melhor forma possível, procure usar produtos específicos para lavagem de automóveis. Nada de usar detergente, misturas caseiras ou produtos que você não conhece para dar os últimos toques no seu carro.
Além disso, invista em ceras e selantes que vão destacar ainda mais a beleza da pintura do carro e diminuir a quantidade de sujeira que acumula na lataria do veículo. A dica aqui é procurar ceras que funcionam melhor em cores específicas, ajudando a levar o seu carro esportivo para outro patamar de estética e design.
Por exemplo, nas cores escuras, os especialistas aconselham usar produtos com alta concentração de carnaúba, já que esse material proporciona alto brilho e tem excelente repelência à água. Para os carros claros, a pedida é a versão de selante misturado com cera de carnaúba, que proporciona uma proteção de até 8 meses e faz o seu carro parecer um 0 km de dar inveja.
Fonte: Box 99
Comments