Carros altos: veja 5 opções entre automóveis novos e seminovos
Foto: divulgação
Sem precisar recorrer a SUVs e picapes: confira cinco opções de carros de passeio com bom vão livre do solo
A preferência por SUVs ter crescido estrondosamente nos últimos anos. Ela não está somente relacionada à posição de dirigir mais elevada, mas também ao vão livre mais alto para enfrentar valetas e saídas de garagem.
Mas para quem quer fugir dos utilitários esportivos, também existem hatches (e até um sedã) que podem ser boas opções de escolha para os que buscam carros altos, com boa distância entre a carroceria e o solo.
Pensando nisso, separamos algumas opções de modelos altos novos e usados disponíveis no mercado automotivo brasileiro.
Renault Kwid
Foto: divulgação
Começamos nossa lista com o modelo zero-quilômetro mais barato do Brasil. Tratado pelo Renault como o “SUV dos compactos”, o Kwid na verdade é um hatch subcompacto que deve ser levado em consideração quando um dos objetivos é possuir um carro alto.
O modelo pequeno em tamanho tem uma altura livre do solo de 180 mm, o que não é nada ruim para um modelo da sua categoria.
Equipado com o motor 1.0 SCe de três cilindros, o Kwid entrega até 70 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas.
Fiat Mobi Trekking
Foto: divulgação
Além do Kwid, não poderia faltar nessa lista o principal concorrente do carro da Renault no mercado automotivo brasileiro.
Tanto o Mobi Like quanto a versão de visual aventureiro Trekking trazem o conjunto de suspensão elevado, que faz a carroceria do subcompacto ficar distante 190 mm do solo.
O motor em ambas as versões é o 1.0 Fire EVO de 74 cv, combinado com um câmbio manual de cinco marchas.
Fiat Argo Trekking
Foto: divulgação
Apesar do lançamento do SUV Pulse, o Fiat Argo Trekking segue disponível no mercado automotivo brasileiro em sua versão com o motor 1.3 Firefly como a versão de topo de hatch compacto da marca italiana.
Último representante da categoria dos hatches compactos aventureiros, se destaca pelo seu visual off-road e pelas mudanças mecânicas que permitem ao carro um desempenho mais adequado em ruas sem asfalto.
Além da suspensão elevada, que garante um vão de 210 mm para o solo, o Argo aventureiro traz pneus de uso misto. Possui motor de 109 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Ford Ka Freestyle
Foto: divulgação
Fora de linha desde 2021, o Ford Ka Freestyle ainda pode ser uma ótima opção para quem busca carros altos. Lançado em maio de 2018 para ser a versão aventureira do hatch, o Ka Freestyle traz um conjunto de suspensão reforçado e de altura elevada.
A versão aventureira do Ka possui suspensão 1,7 cm mais alta em comparação ao Ka convencional, sendo que a altura em relação ao solo é de 188 mm.
Havia a opção do motor 1.0 de três cilindros e até 85 cv. Mas o grande destaque era a motorização 1.5 de 136 cv, uma das mais potentes do segmento e combinada a um câmbio automático de seis marchas.
Mitsubishi Lancer HLE
Foto: divulgação
Produzido pela Mitsubishi na fábrica de Catalão entre 2014 e 2019, o sedã médio Mitsubishi Lancer é uma prova de que suspensão elevada nem sempre é sinônimo de modelo off-road.
Na linha 2016, as versões básica, HL e HLE, passaram a trazer o mesmo conjunto de suspensão e as rodas de 16″ do SUV ASX. O resultado foi um sedã com um vão livre do solo de 170 mm.
Os carros saíam de fábrica com o mesmo motor 2.0 de 160 cv e o câmbio automático CVT.
Fonte: Insta Carro
コメント