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Confira 9 modelos esportivos por até R$ 150 mil

É fã de carros esportivos, amigo condutor? Então, confira a lista com veículos até R$ 150.000 e escolha um carro esportivo para chamar de seu. 


Muitos são modelos que fizeram sucesso no Brasil, marcaram fãs e hoje ainda mantêm os seus admiradores e colecionadores.


Vale destacar que os carros esportivos, geralmente, são pequenos, porém desenhados para fácil condução, aproveitando velocidades mais altas e com resposta rápida.


Sejam simples ou repletos de luxo, o carro esportivo é frequentemente visto pelas ruas, avenidas e rodovias, de modo que pode atender às necessidades de uma pequena família, de um casal ou mesmo de uma única pessoa.


Fato é: sua aparência é divertida e bastante pop, dando sempre um ar moderno ao veículo, repleto de personalidade e opções.


– Fiat Uno 1.6R 

– Volkswagen Virtus GTS 

– Renault Sandero RS 

– Honda Civic Si 

– Ford Ka XR e os carros esportivos nacionais 

– Volkswagen Gol GTi 

– Chevrolet Vectra GSi 

– Fiat Pulse Abarth 

– Suzuki Swift Sport R


Fiat Uno 1.6R


Começamos a nossa lista com um clássico: o Fiat Uno 1.6R. Trata-se do sucesso do 1.5R. O modelo mais atualizado apresenta faixas laterais, rodas de liga leve e acabamento interno diferenciado, sendo uma variante mais quente desse compacto tão amado pelos brasileiros.


O Fiat Uno 1.6 R apresenta uma melhora no motor, em comparação ao seu antecessor: com curso mais longo de pistões, o motor 1.6 oferece 88 cv de potência, sendo 3 cv a mais do que o modelo 1.5.


A suspensão era mais um ponto diferenciado do Fiat Uno 1.6R. O veículo tem menos de uma tonelada de peso, além de coeficiente aerodinâmico que permanece como destaque de linha (Cx 0,36).


Ainda hoje, o Uno é um modelo esportivo muito requisitado por colecionadores e entusiastas. Além dos fãs do modelo, há aqueles motoristas que se tornaram admiradores da montadora em virtude das muitas gerações de Uno presentes no Brasil, além de outros modelos da montadores italiana.


Ver versões do Fiat Uno até 1992 podem ser encontradas no mercado entre R$30.000 e R$40.000. Por sua vez, os modelos a partir de 1993 são mais valorizadas pelas melhoras e pela injeção eletrônica, custando cerca de R$50.000. A potência é maior também, com 92 cv, design atualizado, com volante, painel e bancos remodelados.  


Volkswagen Virtus GTS


O Volkswagen Virtus GTS, modelo 2021/22, apresenta motor 1.4 TSI, com engenharia caracterizada por ter recalibrado a suspensão do veículo, com molas, amortecedores, barra estabilizadora e eixo de torção diferentes do restante da linha.


Quando o assunto é a condução do Volkswagen Virtus GTS, o motorista pode escolher entre os quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual. Vale destacar que a o modo esportivo deia a direção elétrica um pouco mais pesada.


O motor desse sedã é 1.4 16V turboflex, com 1150 cv a 4.500 rpm, o toque é de 25,5 kgfm a 1.500 rpm. O ronco do motor tem ainda um atuador de som na base do para-brisa, que reproduz o barulho do conjunto.


O Volkswagen Virtus GTS é mais leve do que o irmão Jetta GLi, fazendo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos, segundo a montadora alemã – 0,2 segundos mais veloz do que o Jetta.

É possível encontrar o Volkswagen Virtus GTS no mercado com preços entre R$110.000 e R$130.000.


Renault Sandero RS


O Renault Sandero RS é a versão nervosa desse hatch tão querido pelo público brasileiro. O modelo 2018/2019 desse carro apresenta motor 2.0, o mesmo utilizado pelo Renault Duster, porém com aprimoramentos e nova calibragem. Ou seja, o condutor pode ter em mãos um veículo esportivo mais acessível.


Esse carro apresenta motor 2.0 16V flex, com potência de 150/145 cv a 5.750 rpm, além de toque de 20,9/20,2 kgfm a 4.000 rpm. O preço do modelo mencionado nesse artigo varia entre R$60.000 e R$70.000.


Nas novidades, há ainda os freios redimensionados, com discos ventilados de 280 milímetros na dianteira e 240 milímetros na traseira. Como a suspensão recebeu uma nova calibragem, ela ficou mais firme. 


As molas apresentadas são 92% mais rígidas na parte da frente e 10% na parte de trás, sendo as buchas de poliuretano. Por sua vez, as barras estabilizadoras ficaram 17% mais firmes na parte dianteira e 65% na parte traseira. A versão RS do Sandero é 2,6 centímetros mais baixa do que as configurações civis desse hatch, que costuma ser mais alto do que a concorrência.


O volante é o mesmo do Renault Clio RS europeu, ponteira dupla de escapamento amis espessa, spoiler traseiro funcional cinco centímetros maior e detalhes estéticos mais inovadores com banco diferenciado e metal escovado.



Foto - Divulgação


Honda Civic Si 


Temos aqui mais um ícone no mercado brasileiro: a primeira geração do Honda Civic Si. O modelo 2008 apresenta motor 2.0 16 V, a gasolina, com potência de 192 cv a 7.800 rpm e torque de 19,2 kgfm a 6.100 rpm. O câmbio é manual de seis marchas.


O Honda Civic Si faz de zero a 100 km/h  em 7,9 segundos. 


A versão 2008 desse carro pode ser encontrada no mercado com valores entre R$60.000 e R$90.000.


Vale destacar que o New Civic chegou em 2006 já fazendo muito sucesso entre os fãs de sedãs médios e admiradores da montadora japonesa. Mas foi em 2007 que chegou a versão mais esportiva, o Honda Civic Si – na época, era o carro mais potente produzido no Brasil.


Há um pequeno detalhe que interessou aos amantes de potência entre 2007 e 2008. Nesse mesmo período, a Volkswagen lançou o Golf GTi de quarta geração, um hatch médio, cuja potência era de 180 cv. Porém, com gasolina de alta octanagem, a montadora alemã afirmava que a potência ia para 193 cv – ou seja, 1 cv a mais do que o Civic. 


O Honda Civic Si é um carro de presença, amigo condutor. A inscrição “Si” consta na grade, pintada de vermelho, por exemplo. O carro apresenta ainda aerofólio traseira, ponteira do escapamento cromada e rodas de aro 117” exclusivas com i-VTEC (em referência ao motor) estampado.


Ford Ka XR e os carros esportivos nacionais 


Mais um grande sucesso nas vias públicas brasileiras, o Ford Ka XR tem forte apelo pop – sendo escolhido como primeiro carro por milhares de condutores. O veículo apresenta menos de 950 quilos, dimensões compactas, entre-eixos curtos e um aspecto que exala diversão. 


A configuração esportiva desse subcompacto da Ford, no ano 200, tem motor 1.6 8V, que funciona a gasolina. A potência é de 95 cv a 5.500 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.000 rpm. O Ka XR faz de zero a 00 km/h em 10, 8 segundos. 


Esse modelo pode ser encontrado no mercado brasileiro com preços entre R$ 18.000 e R$ 30.000.


Há quem compare a experiência com o Ford Ka XR a um comportamento mais aproximado ao de um kart, se comparado com o resto da lista do presente artigo. O carro conta com alguns ajustes mecânicos importantes, como na suspensão, que apresenta buchas, molas e amortecedores mais firmes, além de barra estabilizadora, além novo trato nos freios e na assistência de direção, agora um pouco mais pesada.


O carro apresenta ainda saias laterais, spoiler traseiro funcional, rodas aro 14” e pneus 185/60 – como consequência, as caixas de roda são amis largas. No interior do Ford Ka XR, o painel conta com acabamento que simula alumínio escovado, o quadro de instrumentos tem fundo branco e o volante de dois raios ganhou acabamento perfurado. 


Volkswagen Gol GTi 


O Volkswagen Gol GTi é mais uma opção de clássica em nossa lista. Trata-se da terceira versão esportiva do automóvel mais vendido da história do Brasil – vale dizer que antes desse modelo teve o GT e GTS. O sucesso do Volkswagen Gol GTi é ainda muito grande ainda hoje, a ponto de os colecionadores encontrarem modelos custando R$300.000.


Mas é importante saber que há opções com preços que assustam menos, amigo condutor. Os fãs do Volkswagen Gol GTi podem encontrar modelos 1988/89 com valores entre R$60.000 e R$100.000.


Esse veículo apresenta motor 2.0 8V, que funciona a gasolina. A potência é de 120 cv a 5.600 rpm, com torque de 18, kgfm a 3.200 rpm. Gol GTi faz se zero a 100 km/h em 10,4 segundos. Com essa configuração, tornou-se um dos carros mais desejados dos anos 1980.


Apresenta ainda freios a disco ventilados na frente e ajuste especial na suspensão. Uma curiosidade: esse é o primeiro carro brasileiro de série a fazer uso de injeção eletrônica de combustível (Bosch LE-JEtronic), sendo considerado o mais veloz do mercado nacional por muitos anos.


Ainda: o automóvel ostenta faróis de longo alcance no para-choques dianteiro, aerofólio traseiro e coluna central com nome da versão. As rodas pingos d’água são herança do Gol GTS. Em seu interior, há o volante quatro bolas e manopla de câmbio com revestimento de couro. 


Chevrolet Vectra GSi 


O Chevrolet Vectra GSi é mais uma opção aos fãs de sedãs que marcaram época. O modelo chegou ao Brasil em 1993, ostentando motor mutiválvulas que era importado da Alemanha, com 36 cv a mais do que os 2.0 8V que faziam parte da linha normal do Vectra.


Assim, o motor do Chevrolet Vectra GSi é o 2.0 116V, que funciona gasolina. A potência é de 150 cv a 6.000 rpm e torque de 20 kgfm a 4.600 rpm. O sedã faz de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.


O carro apresenta coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29 e relação mais curtas do câmbio manual de cinco marchas, com ótimo desempenho. O modelo conta com rodas exclusivas, pneus de perfil mais baio, defletor traseiro e adesivo GSi na tampa do porta-malas.


Interessou, amigo motorista? Então, saiba que você pode encontrar o Chevrolet Vectra GSi à venda por valores entre R$ 30.000 e R$ 40.000.


Fiat Pulse Abarth


O Fiat Pulse Abarth (2023) custa R$ 149.990 e é um dos carros esportivos (zero quilômetro) mais acessíveis do mercado. Ele apresenta motor 1.3 16V turboflex, o mesmo usado no Fiat Fastback, com potência de 185/180 cv a 5.750 rpm, além de torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Esse carro faz de zero a 100 km/h em 7,6 segundos.


Esse modelo apresenta relação do câmbio automático de seis marchas retrabalhada, freios dimensionados e suspensão de um centímetro rebaixada, com molas e amortecedores mais rígidos. A carroceria tem rolagem 10% menor, já a direção ficou 7% mais direta, 51% mais rápida e com subesterço menor.


Na segurança, o veículo conta com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, comutação automática do farol, monitoramento dos pneus e freio de estacionamento.  


Suzuki Swift Sport R


O Suzuki Swift Sport R é o representante importado de nossa lista. Trata-se de um hatch compacto que foi importado em suas versões esportivas, tendo o auge no sucesso na Sport R.

Para o modelo 2014/15, o motor é o 1.6 16V, com potência de 142 cv a 6.900 rpm e torque de 17 kgfm a 4.400 rpm. Faz de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. Trata-se de um motor aspirado e girador, com relação peso/potência de 7,5 kg/cv, direção e suspensão firmes, câmbio manual de seis marchas com curso curto e engates precisos.


É possível encontrar o Suzuki Swift Sport R no mercado brasileiro por preços entre R$ 62.000 e R$ 73.000.


Fonte: Zapey

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