Hyundai é a primeira montadora certificada como Lixo Zero
A atuação das montadoras nos dias de hoje não se limita apenas à produção de veículos, mas também discute temas como a sustentabilidade. Nesse sentido, a Hyundai pode se gabar como a primeira marca com certificado de Lixo Zero. Veja!
Hyundai recebe selo inédito de Lixo Zero
A Hyundai, uma das montadoras mais conhecidas no Brasil e no mundo, tem um motivo que vai além de seus veículos para se orgulhar.
Isso porque, a fabricante sul-coreana recebeu o certificado Lixo Zero pelos índices de aproveitamento de resíduos em suas atividades.
O selo é o primeiro para uma montadora e foi recebido pela destinação correta para descartes de 93% para 94,2%.
A certificação do Instituto Lixo Zero é emitida para empresas que alcançam a meta de 90% ou mais de resíduos enviados corretamente para descarte.
Certificação repetida
O mês de junho, representou não só o certificado do Lixo Zero, mas também a premiação, pelo segundo ano consecutivo, do Instituto Socioambiental Chico Mendes ao atender a 96% dos indicadores estabelecidos.
Para manter o ritmo de adequação aos padrões socioambientais, a Hyundai já traçou o planejamento de aproximadamente cinco toneladas de retalhos de PVC e 500 toneladas de borra de tinta para reutilização a cada mês, além de novo ciclo de vida na cadeia automotiva.
As novas iniciativas de otimização de materiais terão como palco no Brasil, a planta da marca em Piracicaba (SP), onde são produzidas as linhas HB20 e o SUV Creta.
Top 3 entre as empresas sustentáveis
Com a certificação recebida, a Hyundai passou a fazer parte de um grupo com apenas três empresas do setor industrial dentre as companhias instaladas em São Paulo que alcançaram uma marca superior a 94% e receberam nota máxima de boas práticas adotadas.
A Hyundai anunciou ainda em 2021 um compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045.
Práticas sustentáveis
Uma das iniciativas sustentáveis de destaque da Hyundai é a confecção de tapetes automotivos com retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos.
A produção acontece através da parceria com fabricante Borkar, que recebe os retalhos da Hyundai, armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes.
Segundo a Hyundai, cerca de 5 toneladas mensais de retalhos podem ganhar novo ciclo de vida na cadeia automotiva com a prática.
Outra ação adotada pela marca trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos fabricados.
Para esta empreitada, a Hyundai age em conjunto com a Global Química, empresa de recuperação de solventes, que recebe a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha utilizável em manutenções prediais e projetos socioambientais.
Fonte: Garagem 360
Comments