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Jeep Commander 2022: versões, motores, equipamentos e detalhes



Foto: Divulgação


O novo Jeep Commander 2022 já está no mercado brasileiro, trazendo consigo a enorme expectativa da marca com seu primeiro produto global desenvolvido totalmente aqui.


Com todo o sucesso da dupla Renegade e Compass, o irmão maior que trilhar o mesmo caminho, levando consigo até sete passageiros e oferecendo um acabamento superior e muita tecnologia em todas as versões.


Em meio a tantos SUVs, será que a novidade da Jeep vai alcançar o sucesso desejado?

Confira todos os detalhes do Jeep Commander 2022!


Jeep Commander 2022 – detalhes


A história do Jeep Commander 2022 começa muito antes de seu lançamento no Brasil, pois seu primeiro conceito apareceu no longínquo ano de 1999. Calma, não estamos dizendo que seu desenvolvimento durou mais de 20 anos.


Na verdade, o primeiro modelo era bem diferente do que vemos hoje na linha da Jeep sendo vendido entre 2006 e 2010. Aliás, ele também foi comercializado por aqui, mas sem muito sucesso.


Passado muito tempo, a marca novamente começou a pensar em um SUV de dimensões generosas e espaço para sete pessoas, e isso ficou claro com outro conceito exibido em 2017.

Esse foi o Yuntu, também conhecido como Projeto K8. Apesar do visual chamativo do protótipo, o modelo final acabou ficando mais “quadradão”, e não foi para outros mercados além da China.


Por lá, o Grand Commander (como foi batizado) priorizava o espaço interno, por isso tinha um entre-eixos bem alongado. Era um estilo perfeito para o gosto dos chineses, mas a FCA sabia que ele não faria tanto sucesso em outros países.


Depois desse breve histórico, finalmente chegamos no Commander atual. Seu desenvolvimento começou na mesma época do irmão asiático, mas os executivos da Jeep logo deixaram claro que ele teria características próprias.


Isso significou descartar um Compass alongado, pois seus designers queriam algo mais equilibrado. Além de se desprender do Grand Commander chinês, o novo SUV também seria menor que o Wagoneer pensado para os EUA.


Ou seja, a marca realmente queria um utilitário novo e os brasileiros teriam a oportunidade de aproveitá-lo antes de todo mundo, já que sua produção estava definida para a fábrica de Goiana (PE).


Flagras, protótipos e muita expectativa


O mercado de SUVs no Brasil é igual coração de mãe, pois cabe sempre mais um. Sabendo disso, a Stellantis logo tratou de criar uma boa expectativa em cima de sua próxima novidade, mesmo vendo que estamos saturados nesse segmento.


E isso ocorreu em outubro de 2020, quando a marca confirmou que teríamos um novo SUV de sete lugares por aqui (essa sendo uma característica que realmente o diferencia da concorrência).


Para evitar as comparações com o Compass, foi ressaltado que o Commander 2022 teria mais similaridades com o Grand Cherokee do que com o irmão mais novo. Além disso, seu desenvolvimento 100% nacional foi outro ponto alto.


Antes das ações de marketing oficiais, porém, tivemos outras formas de criar expectativa pelo Jeep Commander 2022: os diversos flagras. Conforme a data de lançamento se aproximava, o utilitário era visto de norte a sul do Brasil.


Mesmo assim, todos esperavam que a Stellantis fosse apresentá-lo apenas no final do ano, pois o primeiro semestre foi tomado pelo novo Compass 2022 e depois o grupo voltaria sua atenção para o Progetto 363, que ficou conhecido como Fiat Pulse.

O cronograma, porém, mudou, e o Jeep Commander 2022 foi lançado oficialmente por aqui em 26 de agosto de 2021, com quatro versões e preços entre R$ 199.990 e R$ 279.990. A pré-venda exige um sinal de R$ 5 mil (reembolsável), com previsão de entrega para outubro.


Para atrair seus primeiros clientes, a marca oferece um kit com mala de viagem em couro e uma necessaire com produtos Trousseau para os 500 primeiros compradores. Além disso, até o final da pré-venda todos ganham as três primeiras revisões grátis.


Um Commander 100% brasileiro


O Jeep Commander 2022 chegou como o terceiro modelo da marca produzido por aqui (depois de Renegade e Compass), mas sendo o primeiro com desenvolvimento 100% nacional e um estilo mais premium.


Se o Grand Commander vendido na China não agradou os executivos da marca, a história aqui precisava ser diferente. A ideia era apresentar um visual mais equilibrado, dinâmico e elegante.


A dianteira do novo SUV apresenta a tradicional grade com sete fendas, fazendo um bom papel em unir os faróis e trazer um visual marcante e imponente.

Essa união também aparece na parte inferior, onde as luzes diurnas em LED estão interligadas por uma barra cromada. Nessa parte também estão os sensores e radares do sistema de condução semi-autônoma.


O capô do Commander 2022 tem vincos na parte central e uma elevação nas laterais, exatamente onde começa a linha de cintura que percorre toda a lateral e termina nas lanternas.


Em sua lateral, o modelo da Jeep tem outro vinco mais pronunciado na altura das maçanetas e um leve ressalto no meio das portas, logo acima da inscrição com o nome “Commander”.


A parte superior do carro pintada em preto ainda ressalta o estilo de teto flutuante.

As caixas de roda tem estilo mais quadrado e são bem amplas, lembrando que elas variam entre 18 e 19 polegadas, com pneus 235/55 R18 ou 235/50 R19.


Outro destaque visual do Commander 2022 é seu conjunto óptico. Os faróis full LED contam com seta dinâmica, enquanto as lanternas de LED tem acabamento em cromo acetinado e apresentam quatro refletores (um para a seta e os outros três para luz de posição e freio). Os faróis de neblina também são em LED.


Já a traseira do SUV faz um trabalho ainda melhor em mostrar sua imponência sem copiar o visual do Compass, com lanternas que invadem as laterais e uma barra cromada para uni-las.


A parte inferior da tampa do porta-malas e o para-choque tem um estilo mais musculoso, casando bem com o visual do restante da carroceria.


Tudo isso mostra que estamos vendo um utilitário de dimensões generosas: 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura, 1.682 mm de altura (ou 1.702 mm na versão diesel) e 2.794 mm de entre-eixos. A altura do solo é de 212 mm na opção diesel e 209 mm na versão flex.


Para efeito de comparação, o Commander é 36,5 cm mais comprido que o Compass, além de ganhar 4 cm na largura e 5,4 cm na altura. Mesmo assim, a diferença de peso entre o Commander mais leve e o Compass mais pesado não chega a 100 kg.


Isso foi possível graças à carroceria com 79% de aço de alta resistência e ultra-resistência, com materiais que proporcionam mais segurança e sem alterar de forma significativa o peso final.


Seu porta-malas tem abertura e fechamento elétricos (e com sensor de presença na versão mais cara), contando com 661 litros com cinco ocupantes, 233 litros com os sete assentos ou 1.760 litros com os bancos da segunda e terceira fileiras rebatidos.


Além disso, o SUV oferece 31 litros de volume em seus porta-objetos, que estão espalhados por toda a cabine.


Mais qualidade e tecnologia no interior


Além do visual exterior, a marca (e o mercado) exigiam um interior realmente diferenciado, especialmente quando falamos sobre um utilitário com proposta familiar nessa faixa de preço. E isso acontece com o Commander 2022.


A qualidade do acabamento é destacada pela Jeep, que cita os bancos em couro com detalhes em suede (parecido com veludo), costura aparente e bordados no encosto e nos assentos.


Todas as versões ainda têm seu nome gravado em baixo-relevo nos bancos, enquanto a configuração Limited também conta com o logotipo da Jeep e o ano de fundação da marca (1941) nos bancos e no apoio de braço.


O painel também conta com revestimento em suede e couro, tendo um acabamento diferente para cada versão, variando nas cores preto ou marrom. Ou seja, tudo é macio ao toque e os plásticos aparentes são raros na cabine.


A tecnologia também agrada, pois o Commander 2022 vem com painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregamento por indução e portas USB em todas as fileiras.


O sistema de som da Harman Kardon tem 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência, além de contar com a tecnologia Fresh Air. Esse sistema usa os dutos da cabine como caixas acústicas e elimina a necessidade de caixas tradicionais, o que diminui o peso e garante um som ainda melhor.


Já apresentada em outros modelos, a plataforma de conectividade Adventure Intelligence também está presente, trazendo chamada de emergência, mapas inteligentes e Wi-Fi para até 8 aparelhos.


Na versão Overland, esse sistema ainda traz a função Alexa, com comandos para abrir ou fechar os vidros, ligar o motor, acender os faróis, abrir o portão da garagem ou pedir informações úteis pelo trajeto.


No quesito segurança, o Commander 2022 vem com sete airbags, alerta de colisão, detecção de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga, frenagem de emergência e comutação automática de faróis.


Outros equipamentos de destaque do novo modelo da Jeep são o park assist, ar-condicionado dual zone com saída para os bancos traseiros, banco do motorista com ajustes elétricos (para o passageiro, só na Overland), teto solar panorâmico, vidros com isolamento termoacústico (reduzindo até 10db no som e 10°C na temperatura) e retrovisores com rebatimento automático.


Um último ponto que podemos citar sobre o interior do Commander 2022 é sua versatilidade, algo que deve atrair famílias maiores que ainda pensavam no Compass como sua próxima compra.


Os bancos do SUV maior podem ser rebatidos de oito formas diferentes, sendo que a segunda fileira pode ser deslocada em até 14 cm. Isso permite escolher entre mais espaço para as pernas ou uma área maior para as bagagens.


O encosto da segunda e terceira fileiras ainda são reclináveis, algo raro quando falamos dos últimos dois passageiros. Finalmente, a marca ainda ressalta o ângulo de abertura das portas de 80º, o melhor da categoria.


Até onde o Commander chega?


É muito difícil medir o sucesso de um veículo que acabou de ser lançado, mas o Commander 2022 já deu alguns indícios bem positivos por aqui.


Um deles foi a alta procura logo em seu lançamento, com 2.800 unidades vendidas (como dissemos, isso exige um sinal reembolsável de R$ 5 mil) em apenas 6 horas, sendo que os dois lotes iniciais tinham 1.500 unidades e se esgotaram em 45 minutos.


Outro ponto curioso é que a versão mais procurada até agora foi a Overland Diesel, ou seja, a mais cara. É lógico que isso ainda precisa ser confirmado pelos clientes que reservaram o SUV, mas a maioria não deve desistir do negócio.


Será que o Commander 2022 vai pelo mesmo caminho da dupla Renegade e Compass, modelos que já venderam 600 mil unidades no país e dominam o segmento de SUVs?

Não, ninguém espera por números tão altos. Afinal, estamos falando de um utilitário que custa muito mais (isso sem falar dos aumentos que a marca tanto gosta) e que não tem essa pretensão.


Mesmo assim, o novo modelo da Jeep entrou num espaço com poucos concorrentes, oferecendo muita tecnologia, acabamento diferenciado e, o principal, sete lugares. Só o tempo dirá até onde o Commander 2022 pode chegar, mas as expectativas são boas.


Jeep Commander 2022 – versões


  • Commander Limited Turbo Flex AT6 2022

  • Commander Overland Turbo Flex AT6 2022

  • Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9 2022

  • Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9 2022


Cores disponíveis: Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown, Preto Carbon e Slash Gold.


Acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).


Jeep Commander 2022 – equipamentos


1 - Commander Limited Turbo Flex


ITENS DE SÉRIE: rodas de liga leve de 18 polegadas, conjunto óptico Full Led, bancos em couro e suede preto, acabamento interno preto, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, plataforma Adventure Intelligence, espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, banco do motorista com ajustes elétricos, abertura e fechamento elétrica do porta-malas, sete airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis, park assist e Jeep Traction Control+.


2 - Commander Limited Diesel


ITENS DE SÉRIE: itens acima + modo 4×4 Low, seletor de terrenos com os modos Sand/Mud, Snow e Auto e Hill Descent Control.


3 - Commander Overland Turbo Flex


ITENS DE SÉRIE: itens da versão Limited Turbo Flex + rodas em liga leve de 19 polegadas, bancos em couro e suede marrom, teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco do passageiro com ajustes elétricos, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127V e sistema Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle.


4 - Commander Overland Diesel


ITENS DE SÉRIE: itens acima + molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages (que informa grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial).


Jeep Commander 2022 – preços


  • Commander Limited Turbo Flex AT6 2022 – R$ 199.990

  • Commander Overland Turbo Flex AT6 2022 – R$ 219.990

  • Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9 2022 – R$ 259.990

  • Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9 2022 – R$ 279.990


Jeep Commander 2022 – motor


A linha de motores do Jeep Commander 2022 tem duas opções, cada uma delas sendo usada em duas versões. Mesmo já sendo conhecidas por aqui, elas ainda trouxeram algumas novidades.


O primeiro motor, que equipa as versões denominadas T270, é o 1.3 turboflex de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol a 5.750 rpm. O torque é sempre de 27,5 kgfm a 1.750 rpm.


Com câmbio automático de seis velocidades e tração 4×2, esse propulsor tem emissões de CO2 que já se enquadram nos requisitos do Proconve L7, que vigora a partir de janeiro de 2022.


Esse conjunto conta com o modo de condução Sport e também com o Traction Control +, que é usado quando o veículo passa por pisos de baixa aderência e serve (ainda que de forma limitada) para se aventurar em trilhas.


A outra opção do Commander 2022 é o motor 2.0 turbodiesel (TD380) de 170 cv a 3.750 rpm e 38,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, associado ao câmbio automático de nove velocidades e com tração 4×4.


Como você deve ter notado, esse é o mesmo propulsor do Compass, mas com diversas mudanças (nova calibração, nova turbina, novo conversor de torque, entre outros) para aumentar o torque de 35,7 kgfm para 38,7 kgfm.


Esse motor também atende às normas mais atuais de emissão de poluentes, também exigindo o uso do aditivo Arla 32, mas apenas a cada 10 mil km.


Além de oferecer o seletor com diferentes modos e o assistente de descida, essa versão tem ângulo de entrada de 26º e de saída de 24º, bem como uma altura mínima do solo de 21,2 cm.


Jeep Commander 2022 – desempenho


Confira abaixo como o Jeep Commander 2022 se comporta em sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:


  • Commander 1.3 Turbo – 9,5 segundos e 202 km/h

  • Commander 2.0 Diesel – 11,6 segundos e 197 km/h


Jeep Commander 2022 – consumo


Veja também o consumo de cada versão do SUV, nas diferentes condições de uso:


CONSUMO CIDADE


Commander 1.3 Turbo – 6,9 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina

Commander 2.0 Diesel – 10,3 km/l


CONSUMO ESTRADA


Commander 1.3 Turbo – 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina

Commander 2.0 Diesel – 12,9 km/l


Jeep Commander 2022 – manutenção e revisão


O Jeep Commander 2022 oferece uma garantia de três anos, que exige do cliente as manutenções regulares a cada 12 meses ou 12.000 km, o que ocorrer primeiro, para as versões turbo flex.


Já no caso das configurações a diesel, as paradas são feitas a cada 12 meses ou 20.000 km, como é costumeiro em modelos desse tipo. Os valores de cada revisão ainda não foram divulgados.



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