Lista: Os 20 carros mais icônicos do cinema


Foto: Divulgação


Alguns sites de entretenimento estão mais preocupados em nos encher de fofocas sobre artistas — nós gostamos mais de falar dos carros famosos dos filmes, de algumas de nossas produções favoritas que já chegaram aos cinemas.

Todos os personagens de um filme precisam de uma forma para se locomover — seja o Ford LTD Country Squire que virou a perua usada pela família Griswold em “Férias Frustradas”, ou o Ford Mondeo (o Fusion europeu) alugado no aeroporto por Daniel Craig em Cassino Royale.

Alguns se misturam com os outros carros nas ruas, outros tornam-se lendas. Aqui estão alguns dos melhores automóveis da telona.


Audi S8 — Ronin



Foto: Divulgação


Ronin é um ótimo thriller e um dos melhores trabalhos de Robert De Niro e Jean Reno. O diretor John Frankenheimer fez questão de fazer as cenas de perseguição da maneira certa.


Os atores tiveram um curso de pilotagem, além de chamar pilotos e dublês especializados. Ele se recusou a trapacear e aumentar a velocidade do filme, filmando cada cena em velocidade real, com os carros a até 160 km/h. Tem vários carros icônicos, como o BMW M5 e Mercedes-Benz 500 E, mas o Audi S8 se sobressai.


Lotus Esprit – 007: O Espião que me Amava (The Spy Who Loved Me)



Foto: Divulgação


James Bond sempre usou equipamentos bem engenhosos, até mesmo em seus carros. Foi neste filme que subiu para outro nível.


Afinal, quem não lembra do belo Lotus Esprit que pula na água e se transforma em um submarino? É uma cena tão icônica que virou inspiração para diversas pessoas e empresas que tenta fazer carros anfíbios.


Ecto-1 – Caça-Fantasmas (Ghostbusters)



Foto: Divulgação


Criado a partir de um Cadillac Miller-Meteor Ambulance, o Ecto-1 é uma lenda dos cinemas.


Sua sirene característica, as luzes exageradas no teto e as piadas de Dr. Peter Venkman fazem uma invasão de fantasmas parecer bem menos assustadora.


DeLorean — De Volta para o Futuro (Back to the Future)



Foto: Divulgação


Dr. Emmett Brown explica muito bem a razão do DeLorean: “Na minha opinião, se vamos fazer uma máquina do tempo com um carro, por que não fazer com estilo?” É um dos carros mais famosos do cinema, a ponto de existirem pessoas especializadas em procurar um DeLorean à venda, realizar os reparos e prepará-lo para ficar igual ao do filme.


E pensar que o roteiro original dizia que a máquina do tempo deveria ser uma geladeira. Great Scott!



Pontiac Firebird Trans Am — Agarra-me Se Puderes (Smokey and the Bandit)



Foto: Divulgação


A comédia com Burt Reynolds foi a segunda maior bilheteria dos EUA em 1977, perdendo somente para Star Wars.

A segunda geração do carro foi usada pelo ator em grandes sequências, em que Burt fazia de tudo para manter seu parceiro Cledus Snow a salvo da polícia, enquanto transportava quatrocentas caixas de cerveja de forma ilegal.


Aston Martin DB5 – 007 contra Goldfinger (Goldfinger)



Foto: Divulgação


Até hoje considerado um dos melhores filmes de James Bond, Goldfinger criou um ícone. Foi a primeira vez que o agente secreto britânico dirigiu um Aston Martin, iniciando uma tradição que segue até hoje. Tornou-se tão importante que continua a ser usado nos filmes mais atuais como uma homenagem.



Volkswagen Fusca — Herbie



Foto: Divulgação


Falou em Fusca, falou em Herbie. É normal ver o pequeno com a mesma pintura, faixas e número 53 pintado na carroceria, mesmo aqui no Brasil. Quer prova melhor do quão famoso ele ficou? Só faltava falar.


Ford Mustang GT390 — Bullitt



Foto: Divulgação


A estrela de uma das melhores perseguições já filmadas na história, o Mustang do Bullitt sempre aparece nas listas de carros mais legais do cinema e que todos gostariam de ter. E ainda é um filme obrigatório para qualquer apaixonado por carros.


Mini — Um Golpe à Italiana (The Italian Job)



Foto: Divulgação


O Mini Cooper teve a melhor ação de marketing possível após protagonizar o The Italian Job original, de 1969. É um dos melhores filmes britânicos já feitos e com uma das melhores cenas de perseguição. Seu sucesso levou a um remake em 2003, desta vez usando o Mini Cooper atual.


Citroën 2CV — 007 Somente para seus Olhos (For Your Eyes Only)



Foto: Divulgação


Após anos dirigindo Aston Martins e Lotus com dezenas de armas e engenhocas, James Bond teve que se virar com algo mais humilde, um Citroën 2CV, em uma fuga alucinante pela Espanha, perseguido pelos Peugeot 504 guiados pelos comparas de Hector Gonzales.


Dodge Charger R/T – Bullitt



Foto: Divulgação


O outro lado da moeda do Bullitt. Enquanto Steve McQueen corre com o Ford Mustang, os assassinos o perseguem com o Dodge Charger R/T. Além de ser tão rápido quanto, tem a cara de maldade adequada para o papel.


Nissan Skyline GT-R R34 — Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious)



Foto: Divulgação


O Skyline já tinha pedigree muito antes de chegar às telonas. A versão tunada do filme só ajudou a aumentar o status de lenda do esportivo, já que se tornou objeto de desejo de muita gente no ocidente. Como saiu de linha um ano depois do lançamento do filme, não poderia mais ser importado em diversos países.


Toyota Supra – Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious)


Foto: Divulgação


O outro ícone do primeiro filme da franquia é o Supra laranja que Brian O’Conner prepara como substituto do seu Mitsubishi Eclipse (que estourou o motor). Ao contrário do Skyline, este era mais fácil de encontrar em outros países, já que a Toyota exportou o esportivo para outros mercados — sempre usado, já que saiu de linha em 2002.

<