Top 5 marcas de importados: conheça os modelos





Foto: Divulgação


Os carros importados já fazem parte do cenário brasileiro há alguns anos. Muitos dos veículos que circulam nas nossas ruas são produzidos fora do país. Mas, na maioria das vezes, a curiosidade das pessoas cresce quando o assunto são os carros importados.


Ter um importado é o sonho de muitos motoristas, principalmente aqueles que procuram um modelo mais confortável, potente ou tecnológico. E muitas se questionam se vale a pena partir para um carro importado ou de produção nacional.


Dessa forma, separamos algumas informações no artigo abaixo para você conhecer as top 5 marcas de carros importados e saber quais os modelos mais procurados de cada uma delas.


Montamos a lista com base nas marcas associadas a Abeifa - entidade que reúne algumas das mais importantes montadoras que importam carros no Brasil.


A entidade não traz um panorama completo dos veículos importados, já que há marcas que trazem carros de fora do país e não estão entre as associadas da Abeifa.


É o caso, por exemplo, da Ford que se tornou uma importadora no Brasil desde janeiro do ano passado, quando fechou suas fábricas instaladas em território nacional. Também podemos citar a Mercedes-Benz, BMW e a Audi entre as montadora que trazem carros de fora e não integram a Abeifa.


Panorama do segmento de carros importados


Independente das marcas que não integram o hall de associados da Abeifa, a entidade traz importante raio-x do segmento de importados através do balanço que produz mensalmente sobre o volume de vendas de seus associados, entre os quais se destacam Volvo, Kia Motors, Land Rover, Porsche, Suzuki, JAC Motors, Jaguar, McLaren, Aston Martin, entre outros.


De acordo com o balanço anual da Abeifa, divulgado esta semana, os seus 11 associados venderam 25.421 veículos importados em 2021, número 7,4% inferior aos 27.439 emplacados em 2020. As cinco marcas líderes em importação, entre os associados da Abeifa, são:


Volvo - 8.275 carros emplacados


A marca sueca foi líder de vendas entre as montadoras filiadas à Abeifa. De acordo com o balanço da entidade, a Volvo vendeu 8.275 carros em 2021. O modelo mais negociado pela empresa foi o Volvo XC40 que teve 3.593 unidades emplacadas, conforme os números compilados pela Abeifa.


Também é o líder de vendas no ranking da Abeifa. Modelo de entrada da marca sueca no Brasil, o SUV XC 40 é vendido em quatro versões, três delas com motorização híbrida e uma elétrica.


No ano passado, o WM1 realizou testes com a versão Inscripition do Volvo XC40, modelo que faz até 24,5 quilômetros com um litro de gasolina - um sonho com o atual preço do combustível. Também andamos com o XC40 elétrico, que acelera como se fosse um esportivo. O segundo carro mais vendido da marca foi o XC60, um SUV médio, com 3.466 unidades comercializadas (segundo importado mais emplacado entre todos os associados da entidade). E o terceiro foi o XC90, SUV grande da Volvo, que teve 1.005 exemplares vendidos (quinto importado mais negociado).


Kia - 5.042 carros emplacados


A marca sul-coreana aparece na vice-liderança entre as montadoras que mais comercializam importados, com 5.042 veículos negociados.


O modelo mais vendido não foi um veículo de passeio ou comercial leve, mas sim o Kia Bongo, um mini-caminhão urbano classificado como VUC (de Veículo Urbano de Carga), que teve 2.414 unidades emplacadas. Com esse número, o Bongo é o terceiro importado mais vendido na relação da Abeifa.


O segundo carro mais negociado pela Kia - e quarto colocado no ranking da Abeifa - é o Sportage. O SUV médio oferecido em versão única aqui no Brasil vendeu 1.192 unidades em 2021.


O Kia Sportage terá nova geração este ano, como linha 2023, com versões híbridas e entre-eixos mais alongados. O renovado Sportage deve ser lançado mundialmente nos próximos meses, mas a expectativa de chegada ao Brasil é somente para o fim do ano.


Land Rover - 3.447 unidades


A terceira marca no ranking de importação da Abeifa é a Land Rover, com um total de 3.447 carros vendidos. O modelo importado mais negociado pela marca foi o Range Rover Evoque, com 930 unidades, e o segundo, mas bem encostadinho, foi o Defender, com 900 carros emplacados.


O Evoque, inclusive, não frequentará mais essa lista da Abeifa este ano. Em novembro do ano passado, a Land Rover divulgou que voltou a produzir o Evoque no Brasil.


O retorno da produção na planta de Itatiaia (RJ) ocorre após um intervalo de dois anos - o SUV era importado da Inglaterra desde o lançamento de sua nova geração, em 2019.


Porsche - 3.088 unidades


A Porsche aparece em quarto lugar na lista da Abeifa, com um total de 3.088 unidades vendidas. O modelo mais negociado pela marca é o SUV Macan com 825 carros emplacadas.


Em segundo aparece o 911 - que figura na lista de mais vendidos da Fenabrave como o líder do segmento de esportivos - com 723 exemplares comercializados, mas os números da Abeifa não consideram o 911 Turbo, que teve 136 carros emplacados, conforme os dados da entidade.


Suzuki - 975 unidades


A Suzuki fecha a lista das top 5 marcas de importados da Abeifa. A marca japonesa emplacou 975 veículos importados ao longo de 2021. O líder de vendas da montadora é o Jimny Sierra, com 706 unidades emplacadas.



Fonte: Webmotors

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square