10 curiosidades sobre carros que poucas pessoas conhecem
Foto: Divulgação
Os fãs de automóveis estão espalhados pelo mundo. Diariamente, milhares de veículos são produzidos em todo o planeta. Do mesmo modo, milhares de veículos novos e usados são comercializados.
Sem falar que os eventos relacionados ao assunto estão sempre cheios. Mas você sabe tudo sobre o assunto? Pensando nisso, o blog da Giba Escapes traz uma lista com 10 curiosidades sobre carros que poucas pessoas conhecem.
Primeiro rádio automotivo
Foto: Divulgação
Não há nada melhor do que dirigir, não é mesmo? Ainda mais quando aquela música favorita está tocando no rádio. O equipamento serve para nos divertir e informar. O primeiro rádio automotivo surgiu no início da década de 1930. O Motorola 5T71 começou a ser vendido pela empresa do norte-americano Paul Galvin. Ele custava cerca de US$ 110.
Depois disso, o equipamento evoluiu. Nos anos 1950, os ocupantes do veículo já podiam sintonizar rádio FM. Mais a frente, vieram os toca-fitas, os leitores de CD e o rádio MP3. Agora, as centrais multimídias realizam todo o serviço.
Carro mais rápido em série (2021)
Foto: Divulgação
Ao longo da história, o mundo viu grandes superesportivos. Já vimos a Lamborghini Diablo, Ferrari Dino, Porsche Carrera GT, Ferrari F40, Bugatti Veyron e entre outros. Todos buscavam ser o veículo de série mais rápido. Hoje em dia, quem é o dono deste recorde é o SSC Tuatara. No começo deste ano, o modelo norte-americano atingiu a velocidade média de 455,3 km/h. Anteriormente, o sueco Koenigsegg Agera RS tinha atingido o feito.
Um motor potente. O Tutara usa um propulsor 5.9 V8 Biturbo. Ele consegue atingir uma potência de incríveis 1.774 cv (com etanol E85).
Já o mais caro…
Foto: Divulgação
Falamos acima que milhares de veículos são fabricados diariamente. Entretanto, alguns deles são bastante caros. Assim, eles se tornam exclusivos. Um dos modelos que atende aos requisitos é o Rolls Royce Boat Tail.
Lançado, no último mês de junho, o inglês tem preço avaliado em US$ 28 milhões. Os únicos três proprietários do conversível puderam escolher todos os detalhes do veículo. Inclusive, participaram do desenvolvimento.
Multa mais cara da História
Dirigir conscientemente é a principal coisa que aprendemos ao tirar a nossa primeira carteira de habilitação. Essa dica pode ser essencial para evitar graves acidentes. O que acontece quando quebramos as regras de trânsito? Geralmente, levamos uma multa.
Em 2010, um condutor sueco foi multado em 1,08 milhão de francos suíços por ultrapassar o limite de velocidade. Vale lembrar que na Suíça, a multa é calculada conforme o seu patrimônio. Em sua Mercedes-Benz SLS, o homem de 37 anos dirigiu a 290 km/h. A máxima permitida? 120 km/h.
Recorde de vendas
Foto: Divulgação
O Toyota Corolla possui uma grande fama entre os sedãs médios. O carro começou a ser fabricado em 1966. Desde então, ganhou mais onze gerações.
Além disso, foi oferecido em diversas configurações de carrocerias, como hatch, perua e SUV. Até uma versão híbrida está sendo vendida atualmente (inclusive no Brasil).
Por vender mais de 47 milhões de unidades desde seu lançamento, ele pode ser considerado o carro que teve mais unidades mais vendidas na história.
Quase 5 milhões de km com um único veículo
Foto: Divulgação
Muitas pessoas possuem o sonho de trocar o carro a cada ano. Menos para Irv Gordon. Ele era dono de um Volvo P1800 S, comprado 0 km em 1966.
A dupla tem muita história para contar. Gordon e seu veículo de cor vermelha rodaram juntos 4.862.595 km. O proprietário do veículo faleceu em 2018.
Cinto de segurança
A Volvo é bastante conhecida por suas inovações. Ainda mais se estivermos falando daquelas que são feitas para manter os ocupantes do veículo seguros. Contudo, você sabia que ela é responsável por um dos itens mais conhecidos de um carro?
Em 1959, o engenheiro sueco da marca, Nils Bohlin, desenvolveu os cintos de segurança de três pontos.
Um marco importante e também uma das nossas curiosidades sobre carros. Até a própria Volvo reconhece isso. Tanto que ela liberou a patente para ser usada por outras fabricantes.
Aquele cheiro de carro novo
Quando entramos em um carro 0 km, a primeira coisa que dá para perceber é o cheiro. É uma sensação de limpeza e novidade. O aroma usado por veículos novos é um dos itens mais procurados em lojas de acessórios.
Todavia, poucos sabem que eles são criados artificialmente por especialistas das montadoras. Eles são chamados osmólogos.
Olavo Bilac e o primeiro acidente do Brasil
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, também conhecido apenas por Olavo Bilac, sempre será um dos nomes mais ilustres da história literatura brasileira. Nascido em 1865, ele também é um dos grandes nomes do jornalismo.
Ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras. No entanto, o carioca possui uma pequena história ligada ao mundo dos automóveis. Foi ele que causou um dos primeiros acidentes registrados no País.
Segundo a revista “Quatro Rodas”, o fato aconteceu em 1897. Ele estava no comando do veículo “Serpollet”, que tinha como dono o abolicionista José do Patrocínio. O acidente aconteceu quando Bilac tentou fazer uma curva. O veículo estava a 4 km/h.
A notícia boa é que os dois ficaram bem e não se feriram. Pena que não podemos dizer o mesmo do carro, que teve perda total.
Recorde no 1º carro movido a hidrogênio
Para terminar a lista com 10 curiosidades sobre carros, uma pauta que é bastante popular hoje em dia. Muitas montadoras já sabem quando venderão apenas veículos com zero emissão de carbono.
Os carros elétricos são os mais cotados para se tornarem protagonistas nos próximos anos. Mas outra tecnologia pode disputar terreno com eles: carros movidos a hidrogênio.
O primeiro fabricado em série é o Toyota Mirai. De acordo com a montadora, sua autonomia é de 650 km. A eletricidade necessária para fazer o veículo movimentar é produzida pela mistura entre hidrogênio e oxigênio.
Em maio deste ano, um grupo de quatro motoristas conseguiu rodar cerca de 1.003 km sem para reabastecer o veículo. Um recorde no quesito.
Fonte: Garagem360
Comments