7 novas tecnologias automotivas que você precisa conhecer







Foto: Divulgação


Se há alguns anos pensar que espelhar o seu celular na central multimídia do carro era algo surreal, o tempo mostra que o segmento automotivo evolui de forma acelerada.


Claro, ainda não temos carros voadores em produção (talvez a previsão mais equivocada sobre os automóveis até aqui), mas nos últimos 20 anos observamos grandes evoluções nos powertrains, novas tecnologias em veículos eletrificados (elétricos e híbridos), assistentes pessoais integrados aos veículos e até modelos que estacionam sozinhos.


Mas sete tecnologias se destacam nessa revolução automotiva e, em breve, devem chegar aos nossos carros.


1 — Para-sol inteligente





Foto: Divulgação



Quando o sol está muito forte, abaixamos o para-sol (ou quebra-sol, se preferir) dos nossos carros para diminuir o incômodo visual e dirigirmos com mais segurança. No entanto, este recurso diminui o campo de visão do motorista e, se mal utilizado, pode ser um risco à segurança.


Pensando nisso, a Bosch criou um para-sol eletrônico que elimina este risco. O Virtual Visor nada mais é do que uma tela LCD que contém uma câmera voltada para o motorista. Ao contrário do que possa parecer, esse para-sol não funciona com a incidência de iluminação solar, mas percebe se o motorista está cerrando os olhos por causa dela.


Dessa forma, a Inteligência Artificial do equipamento propicia um bloqueio da incidência do sol somente na região dos olhos do motorista.


2 — Som ambiente sem alto-falantes





Foto: Divulgação



Já pensou entrar em um carro que não tem alto-falantes? Não, não estamos falando em carros antigos que vinham sem nenhum acessório, estamos falando de uma das tecnologias automotivas mais interessantes do segmento e dispensa o uso de alto-falantes.


Desenvolvido em parceria da Continental com a Sennheiser, o sistema dispensa os alto-falantes e utiliza vibração para emitir sons. Para isso, dois atuadores eletromecânicos entram em funcionamento e fazem os componentes do carro vibrarem e emitirem o som desejado no volume esperado.


A principal vantagem do sistema é eliminar componentes, deixando o veículo mais leve e com menos cabeamento elétrico em seu interior.


3 — Carro movido a água





Foto: Divulgação


A empresa nanoFLOWCELL desenvolveu o QUANT e-Sportlimousine, veículo que já tem autorização para circular nas ruas da Alemanha e de toda a Europa.


O esportivo de 912 cv acelera de 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos com velocidade máxima de 378 km/h. Mas e a água? Bom, vamos chegar lá: o modelo usa uma tecnologia automotiva herdada de estudos da NASA nos anos 1970, foi batizada de nanoFLOWCELL AG.


O sistema é composto de nanocélulas de fluxo e uma bateria química que possui duas soluções eletrolíticas que usam água salgada para produzir energia elétrica para movimentar os quatro motores do bólido.


A principal vantagem desse veículo é a autonomia elétrica de até 600 km, bem maior do que a dos carros elétricos comuns (com baterias de íons de lítio) com alcance médio de 150 km.


4 — Banco antissono





Foto: Divulgação



Sentir sono ao dirigir é bem perigoso. Isso diminui a atenção do motorista e pode provocar acidentes graves. Mas é nossa hora que as novas tecnologias automotivas podem salvar vidas.


Pensando nisso, a Marcopolo, em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge, desenvolveu uma poltrona antissono que visa “acordar” motoristas profissionais quando eles começam a manifestar fadiga.


Chamado Antisleep Seat, consiste de um assento equipado com métodos distratores, que serve para distrair o motorista. Entre eles, são utilizados vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, que provoca estresse térmico reduzindo a sonolência e aumentando o estado de alerta.


5 — Tecnologias automotivas de carros que dirigem sozinho





Foto: Divulgação


Os carros autônomos, na verdade, não são uma ideia nova. Aliás, vemos carros com tecnologias semiautônomas, como os que estacionam sozinho e os que aceleram e freiam baseados nos carros à frente.


Mas estas tecnologias diferem de um carro que se autodirige, por assim dizer. Um exemplo disso seria um carro em que você programa o endereço de destino, dá o comando para o carro iniciar a viagem e fazer o percurso completo sem interferência humana.


O Google é uma das empresas que estudam esta tecnologia que, nos próximos 10 anos, deve chegar às ruas do mercado europeu, principalmente.


6 — Um carro ‘reciclável‘





Foto: Divulgação


Se você é uma pessoa com hábitos sustentáveis e se preocupa em como suas ações impactam no meio ambiente, uma tecnologia está muito próxima de chegar: o “carro reciclável”.


Não, não estamos falando em um carro com durabilidade limitada, mas de um veículo com a maioria dos componentes feitos a partir da reciclagem de materiais.


Um marco para este tema é o Fisker Ocean, primeiro carro da Fisker Inc. O modelo tem tapetes feitos de garrafas PET e de redes de pesca recicladas.


Além disso, os tecidos localizados nos painéis são fabricados a partir de camisetas recicladas. As borrachas de vedação do vidro traseiro também são de material reciclado produzido a partir de pneus usados.


É uma questão de tempo até outros componentes do veículo sejam fabricados dessa maneira. Aliás, é bem provável você venda seu carro e compre um novo e nem perceba que ele tenha componentes produzidos a partir de matéria-prima reciclada.



7 — Tinta automotiva resistente a riscos



Pesquisadores do Senai de Minas Gerais estão desenvolvendo uma tinta automotiva que não é danificada com riscos ou peças mais resistentes.


Fora isso, o líquido será isolante térmico e acústico, podendo representar um avanço tanto no conforto quanto na economia de combustíveis. E outro ponto positivo é que o carro, ao ser exposto ao sol, teria uma proteção a mais contra os raios ultravioletas, sem falar em um combate aos efeitos da maresia e, até mesmo, a pedras ou cascalhos.



Fontes: Instacarro e Autopapo



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square