Confira 5 dicas para comprar um carro em 2022, fazendo bom negócio


Foto: Pixabay


Para aqueles que pretendem adquirir um veículo em 2022, de forma geral, os especialistas aconselham esperar uma melhora no mercado. No entanto, se para você esse ano será o período de um veículo novo, ou da aquisição de um seminovo, confira 5 dicas para comprar um carro em 2022.



É certo que 2021 não foi um bom ano para o setor automotivo. A crise de oferta, provocada pela carência global de semicondutores, derrubou os números da indústria automobilística.


Segunda a Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos, a Anfavea, os 173 mil veículos licenciados em novembro de 2021 representaram um recuo de 23,1% sobre o mesmo mês de 2020. Dessa forma, tornou-se o pior novembro em 16 anos, segundo as estatísticas apresentadas pela Associação.


Em novembro foram produzidas 206 mil unidades, 15,1% a mais que em outubro, porém 13,5% a menos que em novembro de 2020, configurando o pior resultado para o mês desde a crise (de demanda) de 2015.


Dessa forma, mesmo com a virada de ano, o setor automotivo ainda não apresenta o cenário ideal para quem deseja comprar um carro.


Caso o interessado parta para o segmento de veículos 0 km, encontrará ainda uma longa lista de esperar para adquirir o veículo. Já se a situação for o setor de seminovos, o consumidor estará sujeito à falta de veículos, o que consequentemente, ocasionou no aumento de preços no segmento.


Para método de comparação, segundo a KBB, até setembro de 2021, os veículos zero km apresentavam 2021 uma elevação de preço de 11%, já os seminovos e usados, o variação média de preço é de 13%. Esse aumento inclusive, também terá influencia em tributos, como o IPVA, por exemplo.


Test drive


Porém, mesmo com o cenário não tão favorável, algumas dicas são essenciais para quem deseja trocar ou comprar de carro em 2022.


Segundo o diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics, Milad Kalume Neto, é importante se atentar em alguns detalhes na hora de comprar um carro.


Para o executivo, de forma geral, é indispensável que o interessado realize um test drive completo no veículo para você conhecer as reais condições do modelo.


Além disso, procure fazer negócio em concessionárias de confiança, com bom histórico de atendimento ao cliente e claro, com o mercado atual, não é aconselhável se prender a um único modelo ou marca.


O leque de opções deve ser maior, bem como a disposição do comprador para achar o modelo ideal.


O que considerar ao comprar um carro esse ano


Além das dicas do empresário, é importante considerar outros pontos, tais como: se realmente é necessário comprar um veículo no momento.


Ainda segundo Kalume é preciso que o interessado faça as contas se o orçamento atual possibilita a aquisição de um modelo mesmo com a elevação dos preços. Se houver a necessidade de realizar reajustes financeiros, o aconselhável é aguardar.


Como já mencionado, o cenário ainda não é dos mais favoráveis, dessa forma, fazer negócios em locais não muito confiáveis só complicará ainda mais as coisas. Dito isso, ao decidir comprar um carro, confira de todas as formas que o estabelecimento está sendo claro e sincero nas informações passadas.


Invista em modelos com maior margem de negociação, ou seja, aqueles que possuem maior estoque, sejam eles seminovos ou zero km.


Caso opte pelos seminovos, é imprescindível verificar as reais condições do carro, dessa forma, não deixe de realizar um test drive completo, bem como levar o veículo a um mecânico de confiança.


Outro detalhe importante é conferir o tempo de espera para a entrega do modelo. Conforme o veículo pretendido, o prazo entre a compra e a entrega não torna a transação vantajosa.



Fonte: Garagem 360


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square