Conheça os 11 carros híbridos que serão lançados no Brasil em 2022
Foto: Divulgação
Ofuscados pelos vários e importantes lançamentos de carros elétricos ao longo de 2021, os modelos híbridos devem voltar a ser destaque em 2022. Ao longo do ano, são esperadas 11 novidades de nove marcas diferentes.
Entre elas, versões inéditas e eletrificadas dos Jeep Compass e Renegade e do Honda HR-V, a estreia da BYD, com o Qin Plus e o retorno do Volkswagen Tiguan. Confira abaixo cada uma dos carros híbridos que serão lançados em 2022.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Foto: Divulgação
O maior SUV da fabricante sino-brasileira é o próximo modelo a receber uma versão topo de linha com o sobrenome Pro. Além do visual exclusivo, o Tiggo 8 Pro será o primeiro híbrido da marca. O lançamento está previsto para o ano que vem.
O Tiggo 8 Pro tem dianteira redesenhada, com faróis mais afilados e grade hexagonal com diversos elementos cromados na parte inferior. O interior tem acabamento mais caprichado que o da versão vendida atualmente no Brasil.
A maior novidade é o conjunto mecânico. O SUV vendido na China combina um motor 1.5 turbo de 156 cv a outros dois elétricos, um em cada eixo. Dotado de tração integral, a Chery afirma que o Tiggo 8 híbrido acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Mais surpreendente ainda é a promessa do consumo de combustível: mais de 100 km/l.
BYD Qin Plus
Foto: Divulgação
A fabricante chinesa não terá apenas carros elétricos no Brasil. O Qin Plus, primeiro híbrido da BYD desembarca no país no segundo semestre de 2022.
Apesar do nome incomum, o modelo é um sedã com visual arrojado, cheio de tecnologia e que promete consumo de até 142 km/l. A média, porém, é bem mais baixa, mas ainda surpreendente: 26 km/l de gasolina.
Ele combina um motor 1.5 turbo que roda no ciclo Atkinson com um elétrico. Números de potência e torque não foram divulgados. Nas medidas, o Qin Plus é um pouco maior que um Toyota Corolla. São 4,77 metros de comprimento e 2,72 m de entre-eixos.
Honda HR-V
Foto: Divulgação
O consumo de combustível nunca foi o ponto forte do HR-V, ainda que alguns rivais fossem bem piores nesse aspecto. Com a segunda geração, que já roda em testes no Brasil e deve estrear no ano que vem, isso deve mudar.
A Honda pode trazer ao país a versão híbrida do SUV. Seria o segundo dos três eletrificados prometidos pela fabricante japonesa até 2023.
O HR-V híbrido compartilha o moderno conjunto mecânico com o Accord. Há um 1.5 i-VTEC aspirado a gasolina de quatro cilindros que gera 131 cv e 25,8 kgfm a 4.500 rpm e outros dois elétricos. Um traciona o carro, e outro gera energia.
A Honda não divulga a potência combinada do conjunto. Até porque quase nunca os motores trabalham em conjunto tracionando o veículo. Um número mais importante é o consumo. De acordo com a fabricante, ele é capaz de rodar 17,2 km com um litro de gasolina.
Hyundai Tucson
Foto: Divulgação
A nova geração do Tucson estreou em 2021 e deve pintar no Brasil já em 2022. Ele inaugura a nova identidade visual da marca, caracterizada principalmente pelos faróis de LED integrados à grade, também adotada no Creta vendido no exterior.
A melhor notícia para o Brasil é que, além das versões a combustão, o Tucson será oferecido em uma variante híbrida. Ela combina o motor 1.6 turbo com um elétrico de 60 cv para entregar 230 cv e 35,7 kgfm.
Jaguar F-Pace
Foto: Divulgação
O Jaguar F-Pace PHEV já aparece no site brasileiro da fabricante. O lançamento, porém, será logo no início de 2022. Na linha do SUV, a versão híbrida plug-in será posicionada logo abaixo da esportiva SVR. Isso significa que seu preço ficará acima dos R$ 537.950 do R-Dynamic SE, mas abaixo dos R$ 740.950 do SVR.
O modelo combina um motor 2.0 a gasolina de 296 cv com outro elétrico, de 141 cv. No modo elétrico, é possível rodar até 59 km. A bateria de 17,1 kWh leva cerca de 30 minutos para ser recarregada de 0 a 80% em um aparelho da empresa.
Jeep Compass
Foto: Divulgação
Compass e Renegade híbridos foram prometidos pela Jeep para 2020. Com a pandemia e a escassez de peças, os planos acabaram adiados e a chegada da dupla deve ocorrer apenas em 2022.
O primeiro a ser lançado é o Compass. Ele combina o já conhecido motor 1.3 turbo – derivado do Firefly nacional – com um elétrico, instalado no eixo traseiro. Dessa forma, a Jeep consegue a tração integral, batizada pela marca de 4xe.
Existem dois níveis de potência. Na versão intermediária, são 190 cv. Já a topo de linha chega aos 240 cv e promete um ótimo desempenho, principalmente para um SUV médio.
Nos dois casos, o Compass híbrido pode rodar cerca de 50 km usando apenas o motor elétrico.
Jeep Renegade
Foto: Autoesporte
O Renegade híbrido tem exatamente as mesmas motorizações do “irmão maior”. A principal diferença é que a autonomia no modo elétrico é um pouco menor, de 42 km.
Sua chegada deve ocorrer em um segundo momento, mas ainda em 2022.
Ainda não estão definidas as versões do Renegade 4xe. Porém, é possível imaginar que a Jeep escolha a menos potente para não “canibalizar” o Compass 4xe. Nesse caso, o motor 1.3 turbo tem 130 cv e é combinado com um elétrico de 60 cv montado no eixo traseiro.
Kia Niro
Foto: Divulgação
A Kia vai aumentar sua linha de modelos eletrificados no Brasil. Depois de lançar o híbrido leve Stonic já no final de 2021, outros dois modelos estão confirmados para o ano que vem.
O primeiro deles é o Niro, que acabou de ter a nova geração revelada na Coreia do Sul.
Em muitos mercados, o novo Niro será oferecido em diferentes níveis de eletrificação: híbrido, híbrido plug-in (que pode ser carregado na tomada ou em carregadores) ou elétrico.
As especificações ainda não foram confirmadas.
Para o Brasil, a Kia deve escolher entre a versão híbrida e a híbrida plug-in.
Kia Sportage
Foto: Divulgação
A nova geração do Sportage, um dos carros de maior sucesso da Kia no Brasil, está confirmada. Ele chega em 2022 com um sistema híbrido leve – o mesmo que equipa o Stonic.
Entretanto, o motor a combustão será maior e mais potente. É um 1.6 turbo a gasolina de 179 cv, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
A quinta geração do Sportage foi mostrada em junho e tem inspiração visual no EV6, SUV elétrico que também deve dar as caras no Brasil em 2022.
Mercedes-Benz C300
Foto: Divulgação
O Classe C 2022 já foi apresentado pela Mercedes-Benz, inclusive com os preços. Porém, as entregas só começam em janeiro. Assim, ele se torna parte desta lista. As duas versões disponíveis são dotadas de conjuntos com um sistema híbrido leve.
A de entrada, C200, alia um 1.5 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm de torque com um gerador elétrico. Já na topo de linha, C300, avaliada por Autoesporte, o motor é um 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm. Além dele, há um propulsor elétrico para auxiliar a reduzir o consumo em até 10%, apesar de não tracionar o carro.
Volkswagen Tiguan Allspace
Foto: Divulgação
A Volkswagen decidiu não comprar a briga com o Jeep Commander e tirou o Tiguan Allspace de linha do Brasil logo depois da chegada do concorrente. Só que o confronto será inevitável em 2022.
Isso porque a versão atualizada do VW chegará importada do México.
Entre os destaques, a inédita versão híbrida. Contudo, o conjunto já é conhecido dos brasileiros, uma vez que equipava o Golf GTE oferecido por pouco tempo no Brasil.
Seus 245 cv e 40,8 kgfm de torque combinados vêm do motor a gasolina 1.4 turbo de 150 cv, que trabalha em conjunto com o propulsor elétrico de 116 cv.
Eles são gerenciados por uma caixa automatizada de dupla embreagem de seis marchas. A bateria de 9,2 kWh permite ao Tiguan rodar 49 km apenas com eletricidade.
Foto: Auto Esporte
Comentarios